segunda-feira, 19 de março de 2007

Homem-Aranha ajudou a desenvolver monitoramento eletrônico


Achei o texto interessante! Bem dentro do espírito do blog, onde quadrinhos podem ser usados com criatividade para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem, assim como para servir de estimulo na vida real (no trabalho, em casa e na escola).
Homem-Aranha ajudou a desenvolver monitoramento eletrônico na vida real
Juiz do Novo México se inspirou no gibi para vigiar prosioneiros
Por Erico de Assis

Heróis e vilões dos gibis cumpriram sua função e ensinaram ao mundo real algumas maneiras interessantes de manter a lei e a ordem. A revista estadunidense Esquire lembrou na sua última edição um fato interessante: uma revista do Homem-Aranha inspirou um juiz dos EUA a desenvolver o monitoramento eletrônico de prisioneiros - aqueles aparelhos, geralmente presos no tornozelo, que avisam às autoridades se um mau elemento deixou o perímetro em que devia estar, seja sua casa (em casos de prisão domiciliar) ou as prisões.

Numa edição de Amazing Spider-Man de 1977, o Rei do Crime prende um bracelete no Aranha para monitorar seus passos por Nova York. Um juiz do Estado do Novo Mexico, Jack Love, leu o gibi, achou a idéia interessante e levou-a para um amigo técnico em eletrônica e informática, Mike Gross. Cinco anos depois, Gross e Love estavam testando a invenção. Em 1983, cinco elementos perigosos de Albuquerque, a maior cidade do estado, já estavam sendo monitorados eletronicamente.

Na verdade, não foram os roteiristas do Aranha os responsáveis pela idéia do aparelho - a tecnologia vinha sendo estudada nos EUA pelo menos desde a Primeira Guerra Mundial. Mas foi o estímulo do gibi que levou o sistema a ser desenvolvido para aquele fim.

Fonte: Omelete

Nenhum comentário: