sábado, 3 de março de 2007

O que é uma gibiteca?


Grosso modo, a gibiteca é um espaço destinado ao armazenamento e divulgação de Histórias em Quadrinhos, que pode ser público ou não. Nas gibitecas os leitores têm acesso a uma enorme variedade de quadrinhos (terror, ficção científica, humor, aventura, etc.) e nelas este tipo de material literário receber um tratamento apropriado, que inclui a conservação de exemplares, de publicação recente, ou aqueles considerados raros. A primeira gibiteca inaugurada no Brasil foi a Gibiteca de Curitiba, em 1982.

Constituindo-se uma iniciativa particular, a gibiteca de Curitiba acabou tornando-se um exemplo para colecionadores e leitores tornando-se objeto, espaço de pesquisa e estudo nas universidades brasileiras. Aos poucos, foram surgindo gibitecas em várias regiões do Brasil. Originalmente, os quadrinhos eram relegados a segundo plano, nas bibliotecas públicas. Não eram devidamente catalogados e não se desenvolviam atividades relacionadas a eles. Com o surgimento da gibiteca este panorama mudou de forma considerável. Em alguns casos, a gibiteca tornou-se um anexo da biblioteca, em outros, ela ganhou espaço próprio e passou a desenvolver atividades independentes.

Em São Paulo está a maior gibiteca brasileira, mantida por um organismo do Estado: a Gibiteca Henfil Órgão do Departamento de Bibliotecas Infanto-Juvenis da Secretaria de Cultura do município de São Paulo, ela foi inaugurada em 1991 e conta com o maior acervo do país, 100.000 exemplares. A Gibiteca Henfil é uma iniciativa de grande sucesso e mantém diversas atividades relacionadas a quadrinhos. São freqüentes cursos e oficinas para crianças, jovens e professores. Com um sítio específico na internet, a Gibiteca possui um calendário ativo é um exemplo de que uma idéia simples pode gerar grandes conquistas para a sociedade. O Estado, ao investir nas gibitecas está investindo também em qualidade de vida e em educação.

Um comentário:

Valéria Fernandes disse...

Parabéns, moça! Agora é só ir incrementando e postando informações, fotos, e tudo mais.