sábado, 3 de março de 2007

Projeto Gibiteca na Escola


O projeto Gibiteca na Escola surgiu da necessidade de melhorar a qualidade das minhas aulas de história, prejudicadas pela grande dificuldade de interpretação e leitura de meus alunos. Como eu já trabalhava com quadrinhos - em atividades extra-classe, exercícios e pequenos trabalhos em sala de aula - resolvi abraçar a idéia de que a leitura de hqs poderia incentivar e desenvolver a capacidade de interpretação dos meus alunos. Muitos deles me ajudaram nos primeiros meses, limpado a sala que eu havia conseguido da direção, carregando caixas, estantes de aço e separando e carimbando as doações que nós começamos a recever. Os alunos das séries iniciais da escola também estão sendo envolvidos no projeto. a Gibiteca deve começara a funcionar ainda este mês, com um acervo inicial de aproximadamente 1400 hqs. Com a gibiteca os professores das séries iníciais e avançadas do ensino fundamental poderão desenvolver projetos tendo como ponto de partida das hqs. Além disso, faz parte do projeto o incentivo à produção literária e artística. No decorrer do ano serão produzidas pequenas oficinas de desenhos, fanfics e outros tipos de produção voltados á leitura, escrita e interpretação. A vantagem da gibiteca é que ela transforma a leitura em um prazer e abre caminho para que o jovem leitor de hqs se torne um leitor universal.

Um comentário:

Hideste disse...

Oi Natty,
Vi seu email na Euroquadrinhos e passei aqui para deixar os parabéns pela iniciativa. Aliás, parabéns duplos: pela gibiteca e pelo blog. É isso aí, "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".

Abs, tudo de bom !

Estêvão