sábado, 13 de outubro de 2007

Texto de Maurício de Sousa sobre a importância da leitura nas escolas

Encontrei por um acaso esta texto no jornal Bom dia Bauru e achei legal citá-lo aqui. Maurício de Sousa fala da importância dos quadrinhos no desenvolvimento da leitura e nas escolas. Vale a pena conferir.
**********


Ler é vital
Os quadrinhos são ótimos para a iniciação à leitura


Ler é vital em qualquer idade, e tudo começa com os pais.O hábito de contar histórias para os filhos, tão esquecido hoje, é primordial. Depois, vêm as histórias em quadrinhos, os livrinhos, etc. O ideal é que se estimule a criança sempre.A escola também tem um papel importante no incentivo à leitura. Com certeza, há escolas que trabalham bem a literatura; e outras, não. O fundamental mesmo é que os professores incentivem sempre a leitura. E que isso encontre eco nos pais. Afinal, em casa a criança também tem de ler. Nesse aspecto, os quadrinhos têm um aspecto lúdico para a criança, ótimo para a iniciação à leitura. A junção de texto e imagem, a noção de movimento, cada descoberta após virar a página, tudo isso desperta o interesse pela leitura. E já há até pesquisas, inclusive no Brasil, mostrando que crianças que lêem gibis têm mais facilidade de aprendizado. Ler exercita a imaginação, aguça a curiosidade e desperta o interesse pelo desconhecido. As crianças que lêem os meus gibis, por exemplo, me enviam e-mail perguntando coisas das mais variadas, como se o Cebolinha gosta da Mônica e vice-versa; se eles vão casar, quando o Cascão tomará banho, como a Magali não engorda, como a Dorinha "enxerga" o mundo por ser cega e muito mais. A imaginação das crianças não tem limite e é ótimo que não tenha. E a Turma da Mônica, por exemplo, propõe diversão aos baixinhos. O bacana é que a Turminha é tão diversificada, que sempre a criançada vai encontrar um personagem que se pareça com algum amiguinho.

Mauricio de Sousa
Jornalista, cartunista e empresário, criador da Turma da Mônica

Um comentário:

Anônimo disse...

Estava procurando um texto do Maurício de Souza falando sobre a importância da leitura e me deparei com seu blog. Achei muito interessante e já estou seguindo. Um abraço!