domingo, 25 de maio de 2008

Projetos incentivam a leitura

Duas iniciativas relacionadas ao estimula da leitura nas escolas chamaram minha atenção este fim de semana. A primeira é a produção de cordel como forma de estimular a leitura entre estudantes do ensino fundamental. A iniciativa partiu do projeto ‘‘Histórias Contadas’’, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) com o apoio do Instituto C&A e do Banco do Nordeste.

Este trabalho é um dos frutos do projeto Lugares Onde Moram as Palavras’’, também desenvolvido pelo IDE, e é feito na Escola Estadual Hegésippo Reis, localizada no bairro de Nova Descoberta, Natal (RN). Os cordéis são baseados em histórias contadas pelas famílias das próprias crianças. O projeto procura desenvolver o prazer pela leitura, além de estimular a oralidade e desenvolver nas crianças o gosto de brincar com as palavras. Também é uma forma de aproximar o estudante de sua família, abrindo um novo canal para o diálogo. Os estudantes participam ainda de oficinas de xilogravura.

A escola criou um espaço, ‘‘Cantinho do Escritor’’, para estes jovens leitores escritores onde eles podem pesquisar e desenvolver seus pequenos projetos em forma de cordel. Livros, quadrinhos e obras de vários autores se fazem presentes e compõem a riqueza literária da sala, à disposição dos estudantes. Os cordéis criados sãoo expostos para serem lidos pelos estudantes.

Chegou às minhas mãos, há pouco tempo, um trabalho envolvendo cordel, realizado em um distrito de Leopoldina, que ficou muito bom. Fiz uma postagem sobre ele em um outro blog. Quem quiser conferir, é só clicar aqui.

O outro trabalho que chamou a minha atenção, até mesmo pela sua simplicidade – pode ser repetido em qualquer escola, basta que haja acordo entre diretor e professores -, é o que está sendo realizado na Escola Estadual “Nilza de Oliveira Pipino”, em Sinop (MT). Durante meia hora, em cada semana, em dias alternados, toda a escola pára durante o Projeto “Momento de Leitura”. Não apenas os alunos, mas também os professores, servidores técnicos e administrativos, dirigentes e até os eventuais visitantes, que estejam dentro da escola no momento do início do projeto. A atividade é feita nos três períodos de funcionamento da escola, revezando os horários, para não afetar sempre uma mesma disciplina.

O projeto começou agora em 2008, com o início do ano letivo. A idéia partiu dos professores da área de linguagem e foi assumida pela escola, tornando-se um projeto organizado, com calendário previsto para o ano todo. O projeto funciona da seguinte forma: cada professor que ministra uma disciplina na escola se encarrega do material que seus alunos vão ler. Quando aos funcionários, estes podem escolher o tipo de leitura.

No momento em que inicia o horário previsto para o projeto, o portão da escola é fechado e quem quiser entrar tem que esperar por meia hora. Pais e mães de alunos, que por acaso já estivessem dentro da escola durante a atividade, são convidados a participar da leitura.

A escola “Nilza de Oliveira Pipino” já tem uma estratégia preparada de avaliação do projeto de leitura. O aluno não apenas irá ler, mas também produzir textos, conforme a série em que estiver matriculado. Estes textos serão apresentados numa “Feira do Conhecimento”, aberta a toda comunidade escolar.

Fontes:
http://diariodenatal.dnonline.com.br/site/materia.php?idsec=2&idmat=171332
http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=262416

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