quinta-feira, 22 de maio de 2008

Nhô Quim e As Capivaras em oficina de animação


Notícia publicada hoje, na Gazeta de Piracicaba:

União HQ e cinema

Personagens Nhô Quim e As Capivaras ganharão vida em oficinas de animação gratuitas no Sesc Piracicaba

Desde 1936, quando Alex Raymond deixou seu herói Flash Gordon, publicado inicialmente em história em quadrinhos ganhar as telas do cinema, uma legião deles detentores dos mais diversos tipos de virtudes e personagens comuns criados para viverem confinados entre quatro linhas têm ganhado vida nas asas da sétima arte. Encontrada com freqüência em países onde a indústria do cinema tem mercado sólido, a união entre a HQ e audiovisual, no Brasil, apesar dos inúmeros cartunistas de talento e das novas ferramentas de animação, ainda não manifestou todo o seu potencial.

Para mapear o que já foi feito e traçar caminhos à comunhão dessas duas expressões da arte no país, o Sesc Piracicaba realiza o Projeto HQ.MOV, uma série de eventos gratuitos, oficinas, palestra, documentários, storyboards e exibições de longas, curtas-metragens e vinhetas baseadas em HQ's consagradas, alternativas e em personagens publicados em tiras de jornais com o objetivo de mexer um pouco nos quadros dessa história.

INSCRIÇÕES ABERTAS. A programação se inicia nesta sexta-feria (23). Um workshop à tarde com o produtor e diretor gaúcho, Otto Guerra abordará a experiência de 30 anos da Otto Desenhos Animados na produção de comerciais, filmes e cinema de animação. No mesmo dia, o Sesc inaugura a exposição em homenagem às três décadas de atividades contendo aproximadamente 50 painéis com desenhos e storyboards feitos pela produtora. À noite, Guerra participa de um debate com o cartunista Jal, criador do prêmio HQ Mix, sobre o "Potencial audiovisual do quadrinho brasileiro".

Nos dias seguintes, Danilo Moura, especialista em charges animadas e Erasmo, cartunista de Santa Maria da Serra, realizam uma oficina de animação vetorial em cima das "Capivaras", personagens criadas por Erasmo. Elas ganharão vida e voz em 19 historietas produzidas pelos participantes da oficina.

As inscrições para as oficinas já estão abertas.

Animação de Nhô-Quim

O mais famoso personagem piracicabano, Nhô Quim, criação do cartunista Edson Rontani também será animado na oficina de Tadao Miaqui, desenhista com participação na produção dos filmes de longa-metragem de animação Wood&Stock e Brichos. Serão quatro histórias, típicas do universo caipiracicabano escritas pelo jornalista e escritor Cecílio Elias Netto.

E para quem quer saber um pouco mais sobre a história do quadrinho brasileiro e seu casamento com o audiovisual, o cartunista Jal, ministra nos dias 27 e 28/5 a oficina "HQ e cinema - diferenças e semelhanças".

O projeto prevê ainda a exibição das mostras HQ.MOV - integrada por vários longas, curtas e vinhetas ficcionais adaptadas de personagens dos quadrinhos - e HQ.DOC - composta por documentários que retratam a luta e a vida de cartunistas alternativos e consagrados. As vinhetas foram produzidas pelo estúdio Daniel Messias para o Canal Cartoon Network.

Informações
Sesc Piracicaba, rua Ipiranga, 155, fone 3437-9292 ou www.sescsp.org.br


2 comentários:

Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz disse...

Bom dia Natty!!
Tem selinho novo pra você no QUIMILOKOS!
hehehe!!
[]'s
E um ótimo final de semana, amiga.

Natania A S Nogueira disse...

Obrigada!!!
Eu dei uma olhada!!
Valeu mesmo!!