sexta-feira, 16 de maio de 2008

Notícias e eventos sobre quadrinhos

Duas ótimas notícias, neste fim de semana, para os apreciadores dos quadrinhos.

Estão abertas as inscrições para um curso de gratuito oferecido pelo Centro de Formação em Artes Visuais (CFAV) da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR). Ao todo, são 20 vagas para ensinar os modos de veiculação e a elaboração de publicações em quadrinhos. Podem se inscrever jovens com idade acima dos 16 anos até o dia 4 de junho. As aulas começam dia 7 de junho.

Os interessados devem mandar uma carta de intenção e currículo para o e-mail cefavartesvisuais@gmail.com ou entregues na sede do CFAV, situado no casario número 11 do Pátio de São Pedro, bairro de Santo Antônio, Centro.

As aulas serão ministradas pelo especialista em desenho de quadrinhos Vítor Batista Filgueira. O conteúdo inclui o desenvolvimento da mídia dos quadrinhos como veículo de comunicação de massa. Na capacitação, também serão analisados os aspectos mais importantes de obras de autores nacionais e internacionais. Durante o curso, os alunos vão fazer exercícios de representação, desenvolvendo sua própria linguagem gráfica de contar histórias.


O curso acontece aos sábados, das 8h às 12h, até o dia 2 de agosto. Após o término da oficina, os alunos receberão certificado de profissionais autorais de quadrinhos. De acordo com a gerente do CFAV, Luciana Soares, este curso foi aprovado no II Concurso para Bolsas de Incentivo à Cultura.

Outra notícia importante vem de São Paulo. O roteirista Gian Danton ministrará uma palestra sobre roteiros para quadrinhos durante o Dia D RPG, no SESC Araxá, dia 17 de maio, às 17:30. Na ocasião haverá sorteio de camisas do blog ivancarlo.blogspot.com e exemplares da revista Manticore.

Gian Danton (pseudônimo do professor Ivan Carlo Andrade de Oliveira) é roteirista desde 1989, tendo trabalhado com alguns dos mais importantes desenhistas nacionais, entre eles Bené Nascimento, que atualmente trabalha para a editora DC Comics. A graphic novel Manticore, escrita e desenhada por ele, é a publicação mais premiada da história dos quadrinhos nacionais. Gian Danton tem publicado também em países como EUA, Portugal e França.

Na palestra, ele vai explicar quais são os principais elementos de um roteiro de quadrinhos e a complexidade que envolve a construção de um argumento. ¨Muita gente nem sabe que existe uma profissional que escreve as histórias¨, conta o palestrante.

O dia D RPG é o maior evento sobre o tema da América Latina e acontece em diversas cidades do Brasil e de outros países. O RPG é um jogo de interpretação no qual os jogadores incorporam personagens e contam uma história. É a primeira vez que o evento acontece em Macapá. Para se inscrever, é necessário doar um quilo de alimento (exceto sal). As inscrições poderão ser feitas no dia, no SESC Araxá. Além da palestra haverá várias outras atrações no dias 17 e 18, entre eles um jantar medieval, simulação de jogos, torneios, mostra de filmes e concurso de fantasias com o tema medieval (cosplay).

Fontes:
http://www.correaneto.com.br/noticias/05/14_5_08rpg.htm
http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=2008514092859&assunto=76&onde=1

2 comentários:

Deise disse...

Olá Querida, estou com um novo cantinho, dá uma passadinha lá, ok. Bjs
http://acontadoradehistoria.blogspot.com/

Natania A S Nogueira disse...

Já visitei!
Esatá muito fofo!!!
:-)