quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Adaptações de clássicos da literatura para quadrinhos chegam às escolas e movimentam o mercado editorial

Se há até pouco tempo suas revistas em quadrinhos eram guardadas numa caixa empoeirada debaixo da cama, agora elas estão ganhando lugar na estante, bem ao lado dos livros do colégio. É que, de uns tempos para cá, adaptações para quadrinhos de obras clássicas da literatura viraram um filão editorial que tem movimentado o mercado de livros didáticos.

A prova dessa tendência foi o Ministério da Educação (MEC) ter incluído 19 HQs na lista do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) de 2009, que distribui livros gratuitamente para escolas dos ensinos médio e fundamental. Um deles é a versão para o clássico "O alienista", de Machado de Assis, que abocanhou um troféu Jabuti este ano. Produzida pelos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá, a revista inaugurou a coleção "Grandes clássicos em graphic novels" da editora Agir, que deve publicar no próximo ano adaptações de "O pagador de promessas", de Dias Gomes, "Os sertões", de Euclides da Cunha, e "Dentro da noite", de João do Rio.

- Tivemos a chance de criar uma janela visual para a história de Machado. Todo o reconhecimento prova que essa janela está sendo apreciada e que vale a pena abri-la para um número cada vez mais de jovens leitores - diz Fábio.

Já o jornalista Arnaldo Branco optou por uma transposição fiel na hora de adaptar "O beijo no asfalto", de Nelson Rodriguês, lançado pela Nova Fronteira na Flip do ano passado. O conselho veio do próprio dramaturgo.

- Ele dizia para os diretores de teatro que montavam seus textos: sejam burros! Ou seja, não inventem - brinca.

Mas nem por isso o resultado do trabalho, que conta com desenhos de Gabriel Góes, ficou de fora da lista do PNBE. O que pegou o jornalista de surpresa:

- Acreditava que o MEC escolheria apenas quadrinhos didáticos, como os que romantizam episódios e personagens da nossa História.

Fonte: http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2008/10/20/adaptacoes_de_classicos_da_literatura_para_quadrinhos_chegam_as_escolas_movimentam_mercado_editorial-586023693.asp

Nenhum comentário: