quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Adaptações de clássicos para quadrinhos aproximam alunos da literatura

Há quem não admita que a adaptação de um livro para quadrinhos possa deixar mais fácil a leitura de clássicos bastante complexos. Mas não dá para negar que é grande o apelo desse tipo de trabalho na hora de falar de literatura com os adolescentes.

No colégio Dínamis, em Botafogo, clássicos como "O alienista" e "O médico e o monstro" estão sendo transformados em quadrinhos por alunos do 8º ano. Júlia Teixeira, de 14 anos, está participando do trabalho e diz que aprender assim é mais legal.

- Desenhar permite que a gente imagine como são os personagens e os cenários da história - diz.

A professora Sandra Ribeiro, que comanda uma oficina de escrita com a turma duas vezes por semana, concorda com a aluna:

- Essa atividade facilita a aprendizagem, pois os jovens gostam de trabalhar com a imagem, com o desenho.

No Colégio Mopi, na Tijuca, os alunos devoram adaptações literárias para quadrinhos, mas não deixam de conhecer os originais.

- Ambos são brilhantes, mas é preciso botar cada um no seu lugar. No caso dos alunos do ensino médio mais ainda, pois para o vestibular é preciso dominar as obras na íntegra - afirma Helena Sandes, coordenadora do ensino fundamental.

As adaptações para quadrinhos de obras clássicas da literatura viraram um filão editorial que tem movimentado o mercado de livros didáticos nos últimos anos. A prova disso é que o Ministério da Educação (MEC) incluiu 19 HQs na lista do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) de 2009.

Clássicos literários ganham clip na internet

No ar desde abril, o site LivroClip pode não ter nada a ver com quadrinhos, mas também tem sido usado em aulas. O projeto cria vídeos de animação sobre o universo literário brasileiro com trilha sonora de bandas de rock. Acessando o site www.livroclip.com.br é possível assistir à animação "Raduan Nassar, o genial escritor que foi criar galinhas", com música do grupo Teatro Mágico. O documentário de cinco minutos faz um apanhado divertido da vida e da obra do escritor paulista para chamar a atenção dos jovens.

Fonte:
http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2008/10/20/adaptacoes_de_classicos_para_quadrinhos_aproximam_alunos_da_literatura-586027451.asp

Nenhum comentário: