quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Elaboração de Histórias de Química em Quadrinhos

Encontrei uma dica super-legal de ensino de química por meio dos quadrinhps. A fonte é o site da Associação Brasileira de Química do Rio Grande do Norte. O título da prosposta é Elaboração de Histórias de Química em Quadrinhos: uma abordagem dinâmica para o ensino médio

Os autores do trabalho são: ARAUJO, K. C. M. (CEFET-MA) ; SÁ, M.C. (CEFET-MA) ; NEVES, M. A. (CEFET-MA) ; CAMPOS, T. C. (CEFET-MA) ; BRITO, N. M. (CEFET-MA) ; AMARANTE JÚNIOR, O. P. (CEFET-MA).

O principal objetivo deste trabalho consiste em elaboração de Histórias em Quadrinhos como instrumento auxiliar no ensino da Química. Com o objetivo específico, tratar Histórias em Quadrinhos enfatizando os períodos pré-história, idade média, idade antiga, idade moderna e idade contemporânea, que a química teve em destaque, descobrimentos e evoluções ao longo destes períodos. Assim, com a criação das Histórias em Quadrinho da história da química apresenta um grande potencial para o ambiente educacional.

INTRODUÇÃO
As Histórias em Quadrinhos vêm apresentando, desde sua criação, um formato artístico popular, divertido e de grande aceitação entre os leitores de todo mundo. Apesar desta não ser a função principal dos Quadrinhos, suas características lúdicas e lingüísticas, aliadas com fatores de natureza cognitiva, podem ser de grande interesse no campo educacional. Desta forma, uma História em Quadrinho, ente outras funções, poderia buscar uma representação de um fenômeno de forma mais humorada, uma explicação mais ampliada do conceito, ser um instrumento de motivação ao aluno-leitor na busca do significado do enredo, ou quem sabe ainda instigar-los a solucionar algumas questões inseridas na narrativa.

TESTONI, (2000-2004) reportam que algumas Histórias em Quadrinhos, especificamente aquelas que apresentam algum conteúdo físico em seu enredo, poderiam, dependendo do momento e da forma como estão inseridas em um contexto pedagógico, apresentarem-se como estratégias para a aprendizagem do tópico abordado, estabelecendo-se uma Categorização dos Quadrinhos.

Segundo SANTOS (2001), o objeto formador da atividade lúdica busca uma performance livre das tensões, fazendo com que o aluno se aproprie de forma mais prazerosa dos conhecimentos, ajudando na construção de novas descobertas. O desafio pode estar inserido na elaboração explícita de uma situação problemática que deve ser resolvida, prever situações infortunísticas em um contexto definido ou em ambas. Com base neste contexto, o objetivo principal é elaborar uma revistinha em quadrinho sobre a história da química, que despertem o interesse do aluno.

MATERIAL E MÉTODOS
Primeiramente fez-se um levantamento bibliográfico da história da química em livros como: A história da química e na internet. Em seguida foram divididas em cinco períodos, sendo criada cinco revistas, com os seguintes títulos:
- A pré-história: onde tudo começa.
- A idade antiga: do misticismo à ciência.
- A idade média: da feitiçaria a alquimia.
- A idade moderna: A química como ciência.
- A idade contemporânea: o vitalismo e a descoberta do átomo.

Os materiais usados na confecção das revistinhas foram: papel, tesoura, computador e impressora.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a fabricação das revistinhas procurou-se fazer de maneira dinâmica, ilustrativa, que desperte o interesse do leitor.

A primeira edição aborda a utilização da química de maneira espontânea como uso pigmentos nas cavernas, a descoberta do fogo que permitiu o desenvolvimento da cozinha relacionando com os primeiros laboratórios químicos. A segunda edição descreve que pouco conhecimento químico foi conseguido, mas alguns elementos foram reconhecidos. A metalurgia começou com o descobrimento do cobre. Outro campo de desenvolvimento que acompanhou o homem desde a Antiguidade até o laboratório moderno é a cerâmica e o vidro. A terceira edição relata que a química, como as outras ciências, durante a idade media tiveram seu desenvolvimento prejudicado em função da perseguição da igreja.

Acredita-se que houve um retrocesso cientifico durante este período. A quarta edição mostra um período em que o caráter mágico foi desaparecendo e a alquimia separou-se da feitiçaria. A química começa a desenvolver-se entre os séculos XVI e XVII. Pelo século XVIII adquire definitivamente as características de uma ciência experimental. A ultima edição expõe que química orgânica desenvolveu-se inicialmente pela curiosidade sobre os produtos presentes nos seres vivos e a síntese dos corantes ou tinturas. Pela metade do século XIX, havia aproximadamente 60 elementos conhecidos. Dmitri e Mendeleev publicaram sua primeira tabela periódica. Em 1896, Becquerel e os Curies descobriram a radioatividade. Em 1919, Rutherford descobriu que os elementos podem ser transmutados. Bohr finalizou a teoria atômica. E até os dias atuais novas descobertas são obtidas no campo da química.


CONCLUSÕES
Este trabalho nos permite perceber que as Histórias em Quadrinhos apresentam um grande potencial para o ambiente educacional, pois estas revistinhas oferecem o desenvolvimento cognitivo da história da química e também o interesse pelo ensino de química, uma vez que aborda este assunto de forma lúdica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
FARIAS, R. F., Para gostar de ler a história da química. São Paulo: Ed. Átomo, 2003.

SANTOS, S.M.dos,(2001) A Ludicidade como Ciências, São Paulo: Editora Vozes.

TESTONI, L.A., Os Quadrinhos e o Ensino de Física. Monografia apresentada à comissão de graduação do IFUSP para conclusão da Licenciatura em Física, 2000

2 comentários:

Profª. Marinês Adiers Alves Pereira disse...

Adorei a ideia! Vou tentar reproduzi-la com meus alunos.
interessante tambem seria se tivessemos amostras dos gibis produzidos, servir de orientação na construção.

Natania A S Nogueira disse...

Pois é, a ideia é ótima! Muito criativo. Vc pode fazer algumas adaptações, tb, por conta da realidade onde trabalha.