sábado, 25 de outubro de 2008

O Homem Grilo na Gibiteca

Nós temos na gibiteca uma pequena, mas distinta, coleção de fanzines. Fanzine é uma revista editada por um fan (fã, em português). Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder econômico do respectivo editor (faneditor). Bom, nossa caixinha de fazines está sendo muito visitada pelos alunos do 9° ano. A mais nova descoberta que eles fizeram foi o HOMEM GRILO, criado por Cadu Simões. Temos amenas uma revista (capa ao lado), mas o super-herói brasileiro tem ganhando tantos fãs que um dos alunos (seu descobridor) esta querendo arrecadar fundos entre os colegas para adquirir mais revistas.

Eu estou achando ótimo, pois esta aproximação com os fanzines está ajudando a amadurece o projeto de criar um série de fanzines na gibiteca. Mas eu estou apenas lançando a idéia. Alguns alunos já me enviaram algumas pequenas HQs, feitas sem nenhuma pressão (não eram atividades escolares) e já há outros que começaram a escrever pequenos roteiros e a criar seus próprios personagens. Na foto, temos o Renato, desbravador da nossa coleção de fanzines e autualmente um grande fã so Homem Grilo, concentradíssimo na leitura de um fanzine!

Mas quem é afinal o Homem Grilo?

Carlos Parducci era um jovem como outro qualquer até ser mordido por um grilo radioativo e receber habilidades proporcionais a de um, além do sensacional sentido de grilo (que ele não sabe pra que serve, mas tudo bem!). Ele então resolveu fazer bom uso de seus novos poderes, e assumindo o nome de Homem-Grilo, começou a combater o crime e a proteger os fracos e indefesos em Osasco City. Uma peculiaridade do herói é que ele é o tempo todo confundido pelas pessoas com o Chapolin Colorado.

Onde encontrar histórias do Homem Grilo?
No site do Homem Grilo há várias HQ on line, que pode ser lidas, além de mais informações sobre o herói, seus amigos e inimigos. Para ir ao site, é só cliclar aqui.

Onde saber mais sobre fanzines?
Nos links abaixo dá para saber mais informações sobre fazines, dicas, ler entrevistas com autorese até fazer donwload de algumas HQs.
Bigorna
Quarto Mundo
Nona Arte
Toka di Rato

Nenhum comentário: