sábado, 18 de outubro de 2008

Oficina de quadrinhos na FIC de Cataguases

Hoje eu fui à minha antiga Faculdade (que antes se chamava FAFIC) para dar uma oficina de quadrinhos para alunas do curso de pedagogia. O convite veio da professora do curso, Maria Luiza, que mora aqui em Leopoldina e leciona em Cataguases. Na oficina eu passei noções básica sobre quadrinhos e uma técnica bem simples de montar uma oficina, que pode ser usada tanto no fundamental quanto no ensino médio, de acordo com os objetivos do professor.

Da oficina participaram 15 alunas e a professora. Foi muito proveitoso. Na oportunidade eu apresente o livro Traça, traço quadro a quadro, de João Marcos Parreira Mendonça, e foi um sucesso. Algumas alunos me pediram o livro para olhar e quando fui ver estavam desenhando!!! E não foi qualquer desenho não! Elas seguiram as técnicas sugeridas no livro e fizeram desenhos muito bons. Um delas declarou que nunca tinha conseguido desenhar.

Recebi o livro do autor, esta semana e achei muito bom. A maior virtude dele é oferecer uma metodologia muito simples e eficiente que incentiva o "aluno" a desenhar, rompendo a velha barreira do "eu não sei". Tirei a prova hoje, com as alunas da faculdade. Além de uma metodologia de ensino muito legal, o livro também é informativo. Vale a pena tê-lo em casa. Embora ele seja direcionada às aulas de arte qualquer professor de qualquer disciplina pode utilizá-lo, seja em atividades escolares, seja na própria elaboração de material. Eu fiz uma experiência (e olhe que eu não desenho desde os 17 anos), e fiz um bonequinho (o de fundo amarelo). As alunas da oficina, criaram personagens a partir das dicas do livro. O bonequinho em preto e branco foi feito pela Maria Celeste Barbosa e o casalzinho foi criado e desenhado por Mônica Alcântra e Elaine Gomes.

A oficina durou duas horas e não houve tempo para a finalização dos quadrinhos. As imagens que tenho foram tiradas pela minha máquina digital Quando os quadrinhos estiverem prontos irei disponibilizá-los aqui no blog para que todos possam conferir o trabalho das nossas futuras pedagogas!

Nenhum comentário: