sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Palestras, exposições e oficinas na Feira do Livro de Porto Alegre


Os fãs de histórias em quadrinhos contam com uma programação especial na 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre de 31 de outubro a 16 de novembro. Trata-se do III Mutação na Feira - HQs, zines e outras histórias, que reúne profissionais conhecidos nacionalmente e jovens quadrinhistas gaúchos nos dias 8 e 9 de novembro na Casa do Pensamento (Armazém A1 do Cais do Porto - Área Infantil e Juvenil). Palestras, oficina, exposição de HQs e de personagens e desfile de cosplayers integram o evento.

No primeiro dia, os destaques são Marcatti, que recentemente quadrinizou A Relíquia, de Eça de Queiroz, e Rafael Grampá, vencedor do prêmio Eisner na categoria Antologia, participam de bate-papos às 15h e às 17h, respectivamente.

Entre os convidados do dia 8, também estão Daniel HDR com a palestra Produção de HQ na Escola e Rosana Rios, autora do livro HQ: quando a ficção invade a realidade.

No dia 9, os destaques são a palestra HQ e ilustração, com Gonzalo Cárcamo, e um bate-papo com Ziraldo e Santiago.

O Conselho Jedi participa da programação dos dois dias do evento, sempre das 9h às 13h, com exibição de filmes, entrevistas e desenhos, além de uma palestra sobre a história do Sabre de Luz, no dia 9.

Especialmente para o evento foi criada a revista Mutação, que traz trabalhos de expoentes da nova geração de quadrinhistas gaúchos e artigos relacionados com a produção e a leitura de HQ.

A revista está sendo produzida pela Câmara Rio-Grandense do Livro em parceria com a editora Escala Educacional. Os gaúchos Daniel HDR, Eduardo Muller, Marcelo Tomazi e o paulista Francisco Vilachã são alguns dos quadrinhistas que terão trabalhos publicados.

O conteúdo é integrado por um fanzine e três contos, dentre os quais a adaptação de Vilachã de Idéias do Canário, de Machado de Assis. Além disso, haverá conteúdo voltado para os fãs de HQs, como artigos, tirinhas, dicas de leitura e de onde encontrar bons quadrinhos em Porto Alegre e na Internet.

Escolas da rede pública receberão exemplares da revista gratuitamente, reforçando a proposta do uso de HQ para formação de novos leitores.

Fonte: http://www.universohq.com/quadrinhos/2008/n17102008_03.cfm

Nenhum comentário: