terça-feira, 21 de outubro de 2008

Programa eleitor do futuro

Comunicação e Cultura produz Livro do Educador para o programa Eleitor do Futuro, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e o UNICEF. Tal publicação, foi criada para servir de instrumento aos servidores da Justiça eleitoral nas atividades de educação política do Programa Eleitor do Futuro, fornecendo subsídios teóricos e metodológicos que contribuam para estimular jovens de 12 a 17 anos de idade ao exercício da cidadania e do voto consciente.

A rede de ensino público do Ceará vem distribuindo aos seus alunos a cartilha em quadrinhos Nós na fita - Voto aos 16 anos, cujo objetivo é incentivar os jovens a votar.

Com 30 páginas de tiras escritas por Júlio Lira, com desenhos de Denílson Albano e edição de Daniel Raviolo, a publicação é fruto da parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e a ONG Comunicação.

O Programa Eleitor do Futuro surgiu da demanda das escolas que solicitavam “palestras” ao TRE-Ceará para orientar os alunos com relação ao processo eleitoral. “Com o passar do tempo, a demanda cresceu. As escolas passaram a solicitar sempre mais palestras. Paralelo a isso, veio a implementação do Projeto eleitor do Futuro, o qual seria transformado em Programa. Logo mais, o que começara como um trabalho de um ou outro servidor, foi se tornando uma atividade em vias de especialização”, relata o Desª Huguette Braquehais (presidente do TRE - Ceará).

“Foi esboçado um folder para servir de auxílio, além de uma pequena cartilha pra distribuição dos alunos. O improviso já não era suficiente para suprir a demanda de uma atividade cada vez mais exigente. Em face disso partiu da Escola Judiciária Eleitoral a idéia de sistematizar melhor as palestras, sendo necessário, para tanto, constituir uma equipe que pudesse receber a indispensável capacitação para o atendimento às escolas.”, continua Huguette.

O TRE buscou a parceria com o Comunicação e Cultura, por considerar que a instituição dispunha dos conhecimentos teóricos e práticos para capacitar os servidores do TRE e dos Cartórios Eleitorais para a tarefa. O “Livro do Educador” é um dos pontos culminantes deste processo.

A publicação conta com um perfil da situação da juventude e do sistema escolar brasileiros, além de noções de educação política e de práticas pedagógicas fundadas no diálogo, inclusive com propostas de atividades. Pautada numa melhor fundamentação pedagógica (inspirada em Paulo Freire) as atividades desenvolvidas junto aos estudantes, passaram a se denominar “Rodas dialógicas” ao invés de “palestras”.

Os textos foram desenvolvidos por Daniel Raviolo (Coordenador Geral do Comunicação e Cultura) e Julio Lira (Coordenador da ONG Mediação de Saberes), e a arte final ficou por conta de Carlos Machado (Arte-finalizador do Comunicação e Cultura). O livro acompanha uma cartilha para ser trabalhada com os alunos, com desenhos de Denilson Albano e roteiro de Julio Lira.

Segundo Patrício Fuentes (coordenador do UNICEF para o Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte), com o lançamento do Livro do Educador, o Programa Eleitor do Futuro se consolida e dá passos largos rumo à sustentabilidade. Com ele, a Escola Judiciária Eleitoral do Ceará firma-se como uma importante instância na formação política dos novos eleitores.

Fontes:
http://www.comcultura.org.br/oktiva.net/1382/nota/105853
http://www.universohq.com/quadrinhos/2008/n21102008_04.cfm

Nenhum comentário: