sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Comentários sobre a revista Discutindo a Literatura - especial sobre quadrinhos

Fiz minha leitura da revista especial "Discutindo a Literatura" da Editora Escala. A revista defende a tese de que quadrinho são literatura ou mesmo que ultrapassam, em certos casos, a literatura. Acho que esta defesa se justifica no fato da editora ter feito um considerável investimento nos últimos anos em publicações paradidáticas na forma de quadrinhos. Não reprovo. Ela tem direito de defender seu produto - que por sinal é muito bom. Temos uma coleção de literatura adaptada em quadrinhos da Escala na Gibiteca, como comentei em outra oportunidade, e ela é muito apreciada por nossos alunos, principalmente por aqueles que não se interessam pelos gêneros de aventura e humor e gostam de leituras mais substanciosas.

A revista disponibiliza muitas informações, em geral, sobre quadrinhos e provavelmente será uma referência futura para professores e pesquisadores que estão se aprofundando sobre o tema. Acho interessante que façam indicações e sugestões de leituras sobre o tema, mostrando que quadrinhos são mesmo coisa séria.

Entretanto, em alguns momentos ela tem uma opinião muito tendenciosa. Ela argumenta tanto a favor da idéia de que quadrinhos são literatura que não deixa espaço para o debate, para o questionamento.

Acho, no entanto, muito positivo o fato abrirem espaço para autores falarem sobre o seu trabalho, mostrando que temos talentos nacionais ativos, como é o caso do André Diniz (cujas ilustrações estou usando nesta postagem), que tem feito um bom trabalho nesta área de quadrinhos voltados para o meio escolar. É uma revista informativa e que faz uma síntese do tema, sem, no entanto se arriscar a um grande aprofundamento.

Foi uma boa leitura, mas não atingiu às minhas expectativas. Mas isto não significa que não tenha valido a pena comprá-la. Muito pelo contrário. Como disse em uma postagem anterior, é raro ter em mãos um material como este, dedicado aos quadrinhos. De alguns anos para cá tem havido publicações sobre o tema, mas um texto ou outro, em revistas de educação, história, literatura ou língua portuguesa. Acho que lançar uma revista só sobre HQs ajuda a dar visibilidade a este tipo de leitura, ainda mais levando-se em conta um público formado por professores e profissionais ligados ao estudo da literatura.

Enfim, acho que quem se interessa por quadrinhos - e não me refiro apenas aos fãs - deve ler a revista e tirar suas próprias conclusões. No mínimo, a leitura poderá enriquecer seus conhecimentos sobre o assunto, ou poderá, também, despertar no leitor o desejo de buscar informações mais complexas e a fazer uma pesquisa mais apurada (isto geralmente acontece comigo).

Nenhum comentário: