terça-feira, 18 de novembro de 2008

Mostra reune quadrinhos

Na mostra Comix, os visitantes têm acesso ao que há de melhor quadrinho independente da atualidade, em todo o mundo (Foto: Juliana Vasquez)

Criação independente de quadrinistas de vários países é atração no Sobrado Dr. José Lourenço, no Centro

A Mostra Comix traz tudo que o apreciador de histórias em quadrinhos pode desejar: criatividade, traço de quem esbanja talento e uma mistura de tudo de mais contemporâneo no segmento. Ela pode ser visitada no Sobrado Dr. José Lourenço, na Rua Major Facundo (Centro), de terça-feira a domingo. A mostra faz parte da VIII Bienal Internacional do Livro, mas continuará até janeiro de 2009.

Artistas do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, França, Estados Unidos, Finlândia, México, Portugal, Argentina, Espanha, Suiça e África do Sul estão expondo seus trabalhos, o que caracteriza a mostra como sendo um verdadeiro intercâmbio de diferentes estilos.

Os autores, segundo o curador e também quadrinista, Weaver Lima, têm como proposta a produção de trabalho mais autoral.

São desenhistas que criam seus próprios personagens, criam suas histórias em quadrinhos e publicam suas revistas. “Eles utilizam o veículo para expressar suas visões pessoais do mundo e colocarem em pauta questões do cotidiano”, diz.

O quadrinho independente surgiu na década de 1960 e só vem crescendo. Na mostra, são 42 artistas. Entre os cearenses, destaque para Marcus Francisco, já falecido, que tem a considerada rara publicação tipo “blocomagazine” relançada. Também, o estreante Saulo Tiago, com “Revólver”. Entre os desenhistas nacionais: Lourenço Mutarelli, Caco Galhardo e Allan Sieber. Eles dividem o espaço com outros como Odyr, Melius e MZK.

Na Mostra Comix, três artistas ganharam destaque com salas especiais: Alberto Monteiro, do Rio de Janeiro, considerado o mais influente nome da produção independente dos anos 90; Rafael Síca (Rio Grande do Sul); e José Carlos Fernandes (Portugal). O Sobrado Dr. José Lourenço fica na Rua Major Facundo, 154, Centro.

Fonte> http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=590516

4 comentários:

Anônimo disse...

André Fontes
Adorei tudo, tudo mesmo.
PARABENS, por mais um maravilhoso projeto e que vc possa continuar sempre assim, encantando a todos...
Um forte abraço de um ex aluno, e amigao.

Anônimo disse...

Oi Naty!
Passei para te dar um abraço virtual e cumprimentar-lhe pelo prêmio "Professores do Brasil"! Parabéns pelo trabalho e obrigada por nos representar tão bem! Bejos,
Josete

Natania A S Nogueira disse...

Obrigada, Josete e André! Vou tentar não fazer feio em Brasília, hehehehehe
Um grande beijo!

NTE BELÉM-PA disse...

Oi, Natania. Vim visitar este espaço tão gostoso e parabenizar diretamente pelo premio. Abracos paraenses, Franz