terça-feira, 4 de novembro de 2008

Trabalhando com quadrinhos na sala de aula

Ontem eu ministrei um minicurso sobre trabalho com quadrinhos nas salas de aula. O minicurso foi parte dos eventos que estão sendo realizados na FIC (Faculdades Integradas de Cataguases), em Cataguaeses, durante toda esta semana. Meu público foram alunos do curso de pedagogia e normal superior.

Foram aproximadamente 50 alunos inscritos e todos eles aparentemente muito interessados no tema. Eu divide o minicurso em duas partes: na primeira eu fiz uma breve introdução sobre os quadrinhos, falando do seu surgimento, da sua definição e dos primeiros autores e personagens.

Na segunda parte eu me concentrei nas possibilidades de se trabalhar quadrinhos nas salas de aula, nas diversas fases da aprendizagem, começando com a educação infantil e indo até o ensino médio. Dei sugestões mas deixei claro que cada professor pode e deve adaptar o uso dos quadrinhos às suas necessidades e às necessidades de seus alunos.

A abertura da Semana da FIC começou com o lançamento de um cd de músicas feitas para estimular a leitura. A inciativa veio de alunos da própria faculdade e ainda teve a participação de alunos do colégio de aplicação da FIC. Foi bonito e o cd deve - espero -, fazer muito sucesso.

Na ocasião pude reencontrar a amiga Maria Cristina Silveira, que esteve conosco aqui em Leopoldina no II Seminário Sobre Quadrinhos e que fez uma apresentação sobre Ziraldo e o uso de sua obra nas escolas. Tive, também, a oportunidade de reencontrar amigos de faculdade como Hélvia e Luiz, que atualmente são professores na FIC.

Seguem fotos e a apresentação que utilizei durante o minicurso.

Nenhum comentário: