quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Anita Garibaldi em Quadrinhos


O cartunista, chargista e ilustrador paulistano Custódio começou a produção da HQ Anita Garibaldi – Biografia em Quadrinhos, projeto que será publicado com apoio do PAC e tem previsão de lançamento para o dia 04 de agosto deste ano, data em que serão completados 160 anos da morte de Anita Garibaldi. Custódio criou um blog sobre a produção da HQ, que está no estágio de pesquisa, aqui.

Sobre Anita Garibaldi
A heroína brasileira Ana Maria de Jesus Ribeiro, que posteriormente ficou conhecida como Anita Garibaldi, nasceu em 1821, em Laguna, Santa Catarina. Possuía um espírito muito livre, era uma excelente amazona, percebendo isso, sua mãe optou por casá-la o mais rápido possível. Dessa forma, quando tinha entre 14 e 15 anos casou-se com um sapateiro, um homem simples cujo nome era Manuel Duarte de Aguiar. Eram muito diferentes, tinham até divergência política. Após três anos de casada, conheceu Garibaldi. Foi ele quem transformou Ana em Anita, na época ela tinha 18 e ele, 32. Quando se conheceram, o marido de Anita se encontrava junto às tropas imperiais.

Ao lado de sua nova paixão (Garibaldi), Anita lançou-se nos campos de batalha. As principais demonstrações de bravura de Anita Garibaldi foram durante a Revolução Farroupilha (1835-1845), onde passou por inúmeras privações e dificuldades. A união de Anita e Garibaldi foi oficializada somente três anos depois, no Uruguai, casamento que resultou em quatro filhos. Em certo momento da disputa, o grupo de rebeldes liderados por Garibaldi encontrava-se em desvantagem, por isso o líder decidiu mandar sua mulher em segurança para a terra. Para isso, disse a ela que descesse do barco e fosse para a terra em busca de reforços e permanecesse no continente. No entanto, não conseguiu ajuda e voltou. Ao perder a luta, o casal fugiu, mas não deixou de lutar, participou de outras batalhas no Brasil e no exterior. Em sua última fuga, Anita ficou doente. Em 4 de agosto de 1849, grávida de seis meses do quinto filho, Anita morreu, a causa de sua morte nunca foi esclarecida.

Fonte:
http://www.bigorna.net/index.php?secao=noticias&id=1232426022
http://www.brasilescola.com/historia/anita-garibaldi.htm

Nenhum comentário: