quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O Dia do Quadrinho Nacional pelo Brasil

Pessoal, mais eventos, em várias partes do país, em comemoração à Semana do Quadrinho Nacional. Confira!

Em Belo Horizonte, a comemoração será realizada pela Associação Cultural Nação HQ, que pelo quarto ano consecutivo realiza encontros e exposições para celebrar a data.

Nesta sexta-feira, o evento acontece no Restaurante e Centro Histórico Alphino, no centro da capital mineira, e conta com uma exposição do quadrinista Darío Velasco, lançamento de projetos colaborativos, e o já tradicional encontro de artistas.

Além da exposição, jam sessions de desenhos e o acompanhamento musical do Grupo Roda Moinho completam a programação 2009 do Dia do Quadrinho Nacional em Belo Horizonte. O evento tem entrada franca.

Em
São Paulo, também na sexta-feira, dia 30 de janeiro, Dia do Quadrinho Nacional, acontece a palestra A Produção de Histórias em Quadrinhos no Brasil, no Centro Cultural da Juventude (Avenida Deputado Emilio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo/SP).

A palestra será ministrada pelo pesquisador Nobu Chinen, e versará sobre a origem, evolução e estado atual da produção das histórias em quadrinhos no Brasil, entre outros assuntos.

As vagas são limitadas - inscrições no local.

Em Londrina (PR), a data será marcada pela Inauguração da sala da AQL – Associação dos Quadrinhistas de Londrina na Revistaria Odisséia (Av. Senador Souza Naves, 307 – Centro - Fundos); o espaço, que também funcionará como estúdio de produção de HQs, foi cedido pelo proprietário da loja, Carlos Martins. O evento, com entrada franca, terá início às 19h, com a presença dos quadrinhistas Eloyr Pacheco (A Mosca no Copo de Vidro; Tempestade Cerebral #3), Carlos Nascimento (Fanzineria #1) e Lucas Tanaka (Deu Nisso?! #3), que conversarão com o público e autografarão suas revistas e fanzines. Haverá uma exposição de HQs, ilustrações e pinturas de Carlos Nascimento e Lucas Tanaka em um mural, que poderá ser visto pelo público até o dia 10 de fevereiro. O evento foi organizado pela Associação dos Quadrinhistas de Londrina em parceria com a Revistaria Odisséia e o coletivo Syndicate Ink (formado por Eloyr Pacheco, Carlos Nascimento e Lucas Tanaka), com o apoio do site Bigorna.net. Mais informações pelo telefone (43) 3027-4250.

No Rio de Janeiro, acontece nessa quinta-feira, 29 de janeiro, o evento Humor Enquadrado - Gargalhadas em Quadrinhos na Livraria da Travessa do Leblon. Na ocasião, acontece uma mesa-redonda para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional. A entrada é franca.

O debate, organizado por Alzira V, será mediado pelo jornalista e quadrinista Arnaldo Branco, criador do Capitão Presença. Entre os convidados, estão os autores Allan Sieber, André Dahmer e Clara Gomes.

A livraria fica no Shopping Leblon, na Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 - loja 205-A, no Rio de Janeiro. Para maiores informações, entre em contato com (xx21) 3138-9600.

Fonte:
http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=18986
http://www.universohq.com/quadrinhos/2009/n28012009_08.cfm
http://www.bigorna.net/index.php?secao=noticias&id=1233117589
http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=18984

Nenhum comentário: