quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Curso de Mangá e Cultura Japonesa na PUC de Porto Alegre (RS)

O Curso de Mangá e Cultura Japonesa no Instituto de Cultura Japonesa da PUC (Pontifícia Universidade Católica) em Porto Alegre (RS), ministrado pelo professor e ilustrador Marcos Pinto, terá início no dia 17 de março. As aulas serão nas terças e quintas, das 14h30 às 17h; e o curso terá duração de quatro meses. Serão abordados os seguintes tópicos no curso: Character design; Argumento e Roteiro; Layout e Cenografia; Figura Humana I (crianças); Figura Humana II (masculino); Figura Humana III (feminino); Perspectiva e Sombras; Texturas; Shonen e Shojo Mangá; Desenho de Imprensa e Ilustração; Materiais e Técnicas de Arte-final I (canetas); Materiais e Técnicas de Arte-final II (penas); Produção I (layout); Produção II (acabamento); Produção III (letreiramento e balões); Letreiramento (manual e digital); Grafemas e Onomatopéias IV; Paste-up e Graytones; Encerramento. o custo total do curso é de 4 parcelas no valor de R$ 51,00. Mais informações aqui ou pelo telefone (51) 3320-3583.

Fonte: Bigorna

2 comentários:

Marcos Pinto disse...

Muito obrigado pela divulgação!

Marcos Pinto disse...

Agradeço novamente pela divulgação deste evento( que já está acontecendo, graças à sua ajuda, também )!

Mas eu estou aqui, também para perguntar `a senhora se lhe interessa responder a uma entrevista sobre a Gibiteca e como ela começou!

Eu gostaria de poder publicar essa entrevista em meus blogs: blogger, livejournal, deviantart, wordpress e universia!

Essa entrevista seria traduzida para o Inglês e o Espanhol, tal como usualmente faço com as minhas próprias postagens.

A respeito do mesmo assunto, e em paralelo:

Eu cheguei a construir um acervo( cinco mil obras consisitindo em revistas, livros e material de referência visual ), afm de propor a criação de uma gibiteca aqui em Porto Alegre( onde eu também ministro cursos de HQ ), embora tivesse "esbarrado" na alegada "indisponibilidade" de todas as Entidades onde propus tal coisa( e por diversas vezes, já que eu tentei propor tal coisa para os seus diferentes Diretores, ao long de todos esses anos( desde 1994 )afim de criar um espaço como esse - ainda que eu mesmo me responsabilizasse pela manutenção material, física e organizacional do acervo.

É pena que nenhuma Entidade tenha realmente se interessado, mas, como eu ainda tenho esse acervo disponível para acesso e empréstimo local, relacionado às atividades que ministro ou coordeno por aqui em Porto Alegre, informalmente, ainda há uma "gibiteca" coordenada por mim, embora o acervo tenha que ser abrigado em minha própria casa.

Já que também mantenho uma "oficina aberta" de Cartum e Mangá, ocorrendo todos os sábados, das 14 às 16h na Casa de Cultura Mário Quintana( no terceiro andar da CMQ, na grande mesa redonda, próxima à biblioteca Érico Veríssimo ), eu posso disponibilizar tanto o meu acervo( na medida do possível )como o meu trabalho como professor na área das Artes Gráficas...

Essencialmente, é um ponto de encontro que eu criei, onde as pessoas podem trazer os seus trabalhos e ter uma orientação técnica por mim, e é também uma atividade de entrada franca; há um programa de aulas( renovado de três em três meses )a ser seguido para quem quiser acompanhar desde o princípio, mas, como podem chegar pessoas a qualquer momento, a essas eu também posso atender, de acordo com as suas necessidades específicas!

Bom, não é uma coisa que eu possa chamar de "gibiteca", já que eu não tenho uma sede pública onde abrigar o acervo( portanto, eu tenho que manter um catálogo de títulos e traze-lo para consulta, assim como uma amostra de livros, revistas e material de referência visual, pessoalmente( e é uma bolsa GRANDE, embora, obviamente eu não possa trazer mais do que cem obras por vez )assim como sou obrigado a manter a oficina em aberto.

Contudo...

Eu também ministro cursos de mangá, cartum e história em quadrinhos relacionados com um programa de aulas que eu coordeno com outros professores de Artes e de Português, assim como eu também produzo( crio, desenho, monto e imprimo )atividades lúdico-educativas de acordo com a necessidade de algumas de minhas colegas professoras na pré-escola!

Como tal,
Honestament posso lhe dizer que, além de meu sincero desejo de poder divulgar o seu trabalho( e, como tal, referência nacional para outras iniciativas, sem dúvida ), eu também gostaria de poder me embeber de sua experiência, se tal me for permitido!

Em todo o caso,
Agradeço por sua atenção renovada, embora lhe peça desculpar por esse "comentário" tão longo!

Marcos