sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Exposição de quadrinhos no Museu de Arte Contemporânea de Lyon, na França

O Museu de Arte Contemporânea de Lyon, na França está realizando uma exposição de quadrinhos com cinco artistas bem diferentes: Stéphane Blanchet, Francis Masse, Joost Swarte, Gilbert Shelton e Chris Ware.

A exposição Quintet começa no dia 13 de fevereiro e fica aberta até de 19 abril de 2009.

O MAC de Lyon organiza atividades relacionadas aos quadrinhos desde 1984 e chegou até a pintar 17 caminhões de lixo com temas relacionados aos quadrinhos e que circularam pelos subúrbios da cidade por muitos anos.

Stéphane Blanchet, nascido em 1973, é um dos raros artistas que circulam entre o mercado franco-belga e norte-americano, com publicações na Fantagraphics, Last Gap Comix, Zero Zero e Blab! A maioria de suas histórias não possui texto.

Francis Masse é um artista francês nascido em 1948. Sua carreira mistura animação, quadrinhos e escultura. Foi colaborador regular das revistas l'Écho des Savanes, Charlie Mensuel, Hara-Kiri, Fluide Glacial, La Gueule Ouverte, Métal Hurlant e A Suivre.

Gilbert Shelton é norte-americano e nasceu em 1940. É um dos nomes importantes dos quadrinhos underground da costa oeste dos Estados Unidos. É o criador dos Freak Brothers, e criou junto com Robert Crumb a Zap Comix.

Joost Swarte é um artista holandês, seguidor da linha clara, nascido em 1947. Ele é designer, arquiteto e também faz quadrinhos, colaborando ocasionalmente com a revista New Yorker. O cartaz de Quintet foi criado por Swarte.

Chris Ware, o quinto membro deste grupo, nasceu em Omaha, Nebraska, nos Estados Unidos, em 1967. Ware, assim como Swarte, também é colaborador da New Yorker. Um de seus trabalhos mais emblemáticos é Jimmy Corrigan - The Smartest Kid on Earth.

A curadoria do evento é de Thierry Prat.

Fonte: http://www.universohq.com/quadrinhos/2009/n06022009_02.cfm

Nenhum comentário: