quinta-feira, 12 de março de 2009

Governo escolheu 23 HQs para distribuir nas escolas


O que posso dizer?
Aqui ainda não recebemos nada...

A adaptação de O Alienista, de Machado de Assis, dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá, é uma das 23 histórias em quadrinhos (HQs) que o Ministério da Educação (MEC) distribuirá neste ano para escolas públicas do país. Criado em 1997, o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) ignorou HQs por 10 anos. Em 2007, 14 obras entraram na lista. Desde então, o número vem aumentando. Foram 16 em 2008 e, em 2009, a participação é de 23 publicações que estão entre os 600 títulos escolhidos para chegar às escolas este mês.

Conforme o diretor de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica do MEC, Marcelo Soares, as HQs são estratégicas para desenvolver o prazer e o gosto pela leitura. Na avaliação do ministério, texto, imagens, balões, ordem das tiras e onomatopeias das HQs contribuem significativamente para a independência do leitor na interpretação dos textos. Além disso, o universo dos quadrinhos faz parte das experiências cotidianas dos alunos, uma linguagem reconhecida bem antes de a criança passar pelo processo de alfabetização.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2433512.xml&template=3898.dwt&edition=11877&section=1043

4 comentários:

Anônimo disse...

Sim e vai aumentar...
Esse é o meu/nosso trabalho.
Vitória nossa!
Se não chegar pelo governo, eu mando...

Natania A S Nogueira disse...

Quem bom!
Tomara que chegue mesmo! Recebemos uma remessa em 2007, em 2008 não recebemos nada. Vai ver que vai chegar tudo junto!
:-)

Lucas Pimenta disse...

Aqui não chegaram nada ainda... e as do ano passado não chegaram também...

Parece que costumam esquecer a Bahia nessas coisas... e Meu Polivalente do Cabula então... pior ainda...

Mas continuo fazendo meu trabalho com meus alunos... A gente chega lá!

Parabéns Natania...

Natania A S Nogueira disse...

Eu não sei como funciona a distribuição. Acho que primeiro atendem as capitais do Sul/Sudeste, depois passam para as demais regiões e o interior (é um chute). Mas uma hora tem que chegar. Acho ruim quando mandam para as secretarias de educação. Costumam ficar um tempo paradas no depósito e só depois distribuem. Quando vem direto para a escola, chega mais rápido.