quinta-feira, 30 de abril de 2009

Biografia do criador de Charlie Brown chega ao Brasil


A celebrada - e polêmica - biografia Schulz and Peanuts, do jornalista norte-americano David Michaelis, vai ganhar uma edição brasileira. A responsável pela publicação é a paulistana Seoman.

Charles Monroe Schulz (1922 - 2000) foi um cartunista americano, criador da série Peanuts e dos personagens Charlie Brown e seu cachorro da raça chamado Snoopy, entre outros.

Iniciou a série de desenhos do Snoopy em 2 de outubro de 1950 e os desenhou por mais de 50 anos, até se aposentar em virtude de sua doença, em 14 de dezembro de 1999. Schulz faleceu em 12 de fevereiro de 2000, de ataque cardíaco, com 77 anos.

Lançada originalmente em 2007, Schulz and Peanuts traça um paralelo entre a vida do quadrinhista e as tiras de Charlie Brown e Snoopy. São 670 páginas escritas pelo jornalista David Michaelis. Segundo matéria do New York Times, a família de Schulz aprovou a iniciativa de Michaelis e colaborou com material desde o início - mas não gostou do resultado.

A biografia retrata o cartunista como um homem extremamente melancólico e que estava sempre correndo atrás de várias mulheres. Schulz seria uma versão crescida, e triste, de Charlie Brown. "Acho que ele quis escrever um livro assim, e usou a nossa família", reclama Amy Schulz Johnson, filha do biografado.

Jean Schulz, segunda esposa do autor, diz que o livro "não é um retrato completo. Sparky [apelido do cartunista] era muito mais. Na maior parte do tempo, ele amava rir".

O filho do primeiro casamento, Monte Schulz, é o principal crítico da biografia. Diz que há diversas inconsistências no relato dos fatos e que a publicação é "um absurdo".

O autor Michaelis comenta que é difícil para uma família ver seu pai de forma diferente do que está acostumada. "Este é o homem que encontrei", relatou o autor, assegurando ao NYT que sua versão da história é a correta.

Leia um artigo especial sobre Schulz, publicado no Omelete, clicando aqui.

A previsão é que o livro, que está em processo de tradução, chegue às livrarias brasileiras é no segundo semestre do ano.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_M._Schulz
http://www.universohq.com/quadrinhos/2009/n30042009_06.cfm
http://www.omelete.com.br/quad/100008550/Biografia_do_criador_de_Charlie_Brown_vira_motivo_de_polemica.aspx

Nenhum comentário: