sexta-feira, 17 de abril de 2009

Curso de Quadrinhos com Eloyr Pacheco na UEL (PR)


O Curso de Extensão: Criação e Roteirização de Histórias em Quadrinhos será ministrado pelo editor e quadrinhista Eloyr Pacheco na UEL - Universidade Estadual de Londrina (PR) entre os dias 5 de maio e 30 de junho. A coordenação do curso é do Prof. Ms. José Abílio Perez Junior, do Departamento de Comunicação da UEL, e tem como público-alvo profissionais e estudantes de design, publicidade e artes e demais interessados em aprender como criar uma História em Quadrinhos.

O curso abordará os seguintes assuntos: A História das Histórias em Quadrinhos; As múltiplas linguagens dos Quadrinhos (Histórias em Quadrinhos, Charge, Cartum e Tiras); Os Diferentes estilos de Quadrinhos (Comics [Quadrinho americano], Mangá [Quadrinho japonês], Manhwa [Quadrinho coreano] e Quadrinho Europeu); O Quadrinho Brasileiro ( Infantil, Humor e Adulto), e Grandes Mestres do Quadrinho Nacional (Lourenço Mutarelli, Flavio Colin, Julio Shimamoto, Gedeone Malagola, Rodolfo Zalla, Eugênio Colonnese, Claudio Seto...), além dos Elementos das Histórias em Quadrinhos (balões, onomatopéias, requadro, letreiramento...), Utilização de pesquisa estética como suporte à criação (incluindo vestuário, mobiliário e arquitetura), A construção da narrativa gráfica (storytelling) e Técnicas de roteiro para Histórias em Quadrinhos.

Também haverá leituras de apreciação e crítica de algumas das melhores HQs já produzidas, como O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller; Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons; Lobo Solitário, de Kazuo Koike e Goseki Kojima; Spirit, de Will Eisner; Transubstanciação, de Lourenço Mutarelli, e Caraíba, de Flavio Colin. Os alunos produzirão suas próprias HQs, de forma individual ou em equipe. As aulas acontecerão na UEL – Centro de Educação, Comunicação e Arte, sempre nas terças e quintas, das 14h às 17h, com um total de 48 horas/aula; as vagas são limitadas. Inscrições e mais informações na Secretaria do Departamento de Comunicação/CECA/UEL, fone: (43) 3371-4328.

Fonte: Bigorna

Nenhum comentário: