sexta-feira, 3 de abril de 2009

Dois livros falam sobre super-heróis


Outro dia eu li um texto dizendo que a era dos super-heróis estava no seu fim. Acho engraçado porque, nos últimos 8 anos, estamos tendo uma invasão de super-heróis no cinema, dos menos aos mais prováveis. Também as animações estão aumentando, tanto em quantidade quanto em qualidade. Agora eu li duas matérias, no Universo HQ, sobre livros envolvendo ou falando sobre super-heróis. Imagino que eles ainda devem resistir muito ao seu tão proclamado fim. Mas vamos às notícias que saíram no UHQ.

O escritor de ficção científica Kevin J. Anderson, autor do livro The Last Days of Krypton (Os Últimos Dias de Krypton), volta ao universo dos super-heróis em seu novo romance literário.Enemies & Allies (Inimigos & Aliados, William Morrow, 336 páginas) mostra o primeiro encontro entre Batman e Super-Homem em uma trama ambientada nos anos 1950.

O início da Guerra Fria, o medo de ataques nucleares e a neurose acerca de invasões alienígenas, assuntos reinantes nos noticiários e pensamentos rotineiros da população norte-americana naquela década, são o pano de fundo para uma história com clima retrô e reconstituição de época, na qual as personalidades conflitantes do Cavaleiro das Trevas e do Homem de Aço são postas à prova quando os heróis precisam se unir contra inimigos comuns.

Um iminente holocausto atômico, a Rússia comunista e o gênio do crime Lex Luthor são os vilões da vez em Enemies & Allies. O livro será lançado no próximo dia 5 de maio e está em pré-venda em livrarias virtuais e e-shops dos Estados Unidos.

O outro livro é Marvel Comics in the 1960s: An Issue-by-Issue Field Guide to a Pop Culture Phenomenon, da TwoMorrows. Escrita por Pierre Comtois, a obra é um documento histórico que narra a explosão de criações de personagens que viraram ícones da cultura popular norte-americana e os artistas que deram vida a elas; como a Marvel se destacou em uma indústria combalida e ganhou reputação positiva no mercado; sua contribuição na área sociológica; e outras conquistas construídas na década em que a editora, fundada em 1939, adotou o nome que a consagrou.

Marvel Comics in the 1960s tem 224 páginas e está em pré-venda em e-shops e no site da TwoMorrows. O lançamento está previsto para o próximo mês de julho.

Fontes:
http://www.universohq.com/quadrinhos/2009/n03042009_01.cfm
http://www.universohq.com/quadrinhos/2009/n03042009_03.cfm

Nenhum comentário: