terça-feira, 7 de abril de 2009

Projeto Xaxado Itinerante



Para comemorar o aniversário dos 10 anos da Turma do Xaxado será lançado na Bienal de Livros da Bahia o Projeto Xaxado Itinerante com a edição de um superlivro da Turma do Xaxado com 1.000 tiras, 215 páginas e 21,0 X 28,0 cm. e uma exposição de quadrinhos feito pelo autor e cartunistas famosos de várias partes do Brasil, entre eles: Bira Dantas, Flávio Luiz, Sidney Falcão, Lailson de Holanda, Spacca, Cau Gomez, João Marcos, Lucas Lima e Hector Salas. O prefácio é do professor, escritor e jornalista Sérgio Matos que foi o primeiro editor a publicar o Xaxado no caderno Municípios do jornal A Tarde e a orelha, do jornalista Paulo Ramos do Blog dos Quadrinhos.


O Projeto Xaxado Itinerante é uma ação comemorativa aos 10 anos da Turma do Xaxado e trata-se de uma atividade cultural de fomento aos quadrinhos e a literatura nordestina, aliada a uma política de conscientização do uso destes produtos como ferramentas de educação de crianças e adolescentes.


O projeto tem apoio institucional do Programa de Fomento à Cultura, Fundo de Cultura do Governo da Bahia e consiste na publicação de uma edição especial da Turma do Xaxado e uma exposição com tirinhas especialmente produzidas pelo autor e cartunistas convidados.


Depois do lançamento na Bienal do Livro, o projeto continua com a exposição e o lançamento de livros nas cidades de Jacobina, onde o autor começou a fazer seus desenhos, em Itaparica, na Biblioteca Central dos Barris e em diversas escolas da capital e interior.


QUANDO: 19 HORAS, DIA 21 DE ABRIL.

ONDE: BIENAL DO LIVRO DA BAHIA NO CENTRO DE CONVENÇÕES.

Nenhum comentário: