quarta-feira, 13 de maio de 2009

Chantal apresenta os seus quadrinhos na Biblioteca Infantil de BH

BRENO PROCÓPIO
Quem não conhece os personagens Edu, Hugo e Cacá que povoam a série de quadrinhos “Juventude”? Todos eles nasceram da imaginação da artista Chantal Herskovic, mineira de João Monlevade radicada em Belo Horizonte, que começou a publicar suas tirinhas aos 13 anos de idade e não parou mais.

Agora o universo lúdico de Chantal invade a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte no mês de maio. De 11 a 29, a artista expõe, no hall de entrada da biblioteca, tiras e quadrinhos da série “Juventude”, que trata de maneira bem humorada o cotidiano jovem, sua linguagem, conflitos e paixões. Nas tirinhas de Edu, o leitor se diverte com histórias sobre shows, música, estudos e a cibercultura.

A “Mostra Chantal” oferece ainda ao público ilustrações, trabalhos de design gráfico e cadernos de desenhos da autora.

Quadrinista mineira

O trabalho de Chantal Herskovic foi destaque em diversos encontros e festivais de quadrinhos, entre eles a 3° Bienal Internacional e os Festivais Internacionais de Quadrinhos, realizados em Belo Horizonte. Já teve desenhos publicados na Suíça e nos Estados Unidos e participou de exposições em Barcelona e Madri.

Segundo a artista, suas maiores influências foram e ainda são as histórias de Carl Barks, Hergé (Timtim), Bill Watterson (Calvin e Haroldo) e Will Eisner.

Suas ilustrações também podem ser apreciados em livros. A série “Juventude” já rendeu três volumes, publicados em 1998, 1999 e 2001. Além destes, Chantal também é autora dos livros "Blog da Cacau: ninguém merece!" e "Ai, amigas! Ninguém merece!", primeiro e segundo volume.

Mostra Chantal – Tiras, Quadrinhos e Desenhos
Local: Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, rua Carangola, 288, bairro Santo Antônio.
Data: de 11 a 29 de maio, de segunda a sexta, das 9h às 17h30; 16 e 17/5, sábado e domingo, das 9h30 às 12h15.

Nenhum comentário: