domingo, 31 de maio de 2009

Globalização: Turma da Mônica chega à China

Personagens criados por Mauricio de Sousa viram produtos licenciados no varejo chinês. Gigante asiático seduz empresas brasileiras a apostarem cada vez mais

Zulmira Furbino


Personagens criados por Mauricio de Sousa viram produtos licenciados no varejo chinês. Gigante asiático seduz empresas brasileiras a apostarem cada vez maisZulmira FurbinoMônica, Cebolinha, Magali e Cascão, entre outros personagens da Turma da Mônica criados pelo quadrinista Mauricio de Sousa, estão falando mandarim e chegando à TV chinesa.

Depois de desfilarem em revistas em Xangai e estrelarem um site educativo com público estimado de 180 milhões de pessoas, equivalente ao tamanho da população brasileira, em breve também poderão ser encontrados no varejo chinês na forma de produtos licenciados. A presença da Turma da Mônica na China é o mais simpático exemplo da atratividade comercial que o gigante asiático continua a exercer sobre empresas nacionais. Apesar da crise global, pequenos, médios e grandes empresários do Brasil permanecem e continuam a investir em seus negócios na China, especialmente se o setor no qual estão inseridos não foi abalado pela turbulência econômica.

“O total de revistas vendidas até agora é incipiente diante do potencial da China, onde os números são muito grandes. Só na internet são 180 milhões de pessoas. Imagine o mercado que estamos abrindo para a Turma da Mônica no futuro”, observa Mauricio de Sousa.Longo prazoDaniel Randon, diretor-superintendente de relações com investidores da Fras-Le, especializada na fabricação de materiais de fricção como pastilhas para freios a disco e lona, iniciou exportações para a China em 2001. Em 2006, abriu escritório em território chinês e no começo do segundo semestre inicia uma linha de fabricação, com investimentos iniciais de US$ 3,5 milhões. “O projeto é de longo prazo. Apostamos em ganhos de produtividade”, explica.


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