sexta-feira, 12 de junho de 2009

Mestrado em Ilustração


«Curso pioneiro, promovido pelo Departamento de Artes Gráficas do ISEC e Departamento de Artes Visuais da Universidade de Évora, um dos primeiros processos concretizados em Portugal de associação entre instituições do Ensino Superior, que instituiu em Portugal o Processo de Bolonha.Visa formar Ilustradores em duas áreas, a Ilustração Científica e a Ilustração Artística tendo por base comum a comunicação visual.

Assim, parte de um núcleo de disciplinas teóricas comum que visa introduzir os profissionais na problemática, tradição e estrutura da ilustração, desenvolvendo assim a componente do pensamento que a distingue de uma actividade meramente ornamental.Na área da Ilustração Científica este Mestrado é o primeiro a nascer em Portugal, formando candidatos com uma prévia formação científica ou artística.

É inspirado no programa da UCSC (University of California, Santa Cruz), um curso de referência, onde se formaram alguns dos nossos docentes e com a qual se mantém uma estreita colaboração. (...)A área de especialização de Ilustração Artística tomou como referencia principal o curso da SVA (School of Visual Arts) “Illustration as Visual Essay” em Nova Iorque, onde se formaram alguns dos nossos docentes, entidade com a qual mantemos estreita colaboração.

O programa está inserido na vanguarda da ilustração europeia contemporânea, que a define como ensaio visual: uma estrutura narrativa que está próxima da poesia, não descurando a simplicidade e eficácia da comunicação. Um meio onde as ideias e os conceitos são o exoesqueleto do processo criativo apesar de se trabalhar textos e realidades, por vezes, de grande subjectividade. Um pensamento multidisciplinar que mistura técnicas tradicionais com novas tecnologias gerando um universo pessoal. (...)»

A primeira fase de candidaturas será entre 15 de Junho a 18 de Julho; entrevistas e análise de portfolios, entre 20 a 23 de Julho. A segunda fase de candidaturas, de 1 a 8 de Setembro; entrevistas e análise de Portfolios, de 9 a 12 de Setembro. A publicação das listas dos candidatos seriados será a 14 de Setembro. O início das aulas está marcado para 28 de Setembro. Mais informações em mestradoilustracao.com.pt.

Nenhum comentário: