domingo, 19 de julho de 2009

Exposição celebra os 10 anos de criação da Turma do Xaxado


Composta por personagens tipicamente brasileiros, a Turma do Xaxado, do cartunista Antônio Cedraz, é uma famosa tira de quadrinhos publicada em jornais e revistas e que este ano completa 10 anos de existência. Para celebrar o aniversário desta turma, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) realizará uma exposição comemorativa voltada para o público infanto-juvenil.

A garotada poderá conferir na BPEB uma exposição cultural e pedagógica de incentivo à criação e leitura de quadrinhos e à promoção da literatura infantil nordestina. A exposição “Xaxado Itinerante” estará aberta à visitação, de 6 a 31 de julho, das 8h30 às 21h, no foyer da BPEB.

Encabeçada por Xaxado, neto de um famoso cangaceiro que vivia com o bando de Lampião, A Turma do Xaxado é composta por vários personagens, como Zé Pequeno, que tem fama de ser preguiçoso, Marieta, que tem mania de corrigir os outros, e Capiba, que sonha em ser um cantor famoso como Luiz Gonzaga, entre outros.

No mês de maio, o local de encontro da Turma do Xaxado foi a Biblioteca Juracy Magalhães Jr. (Itaparica), onde foi realizado, no dia 25 de maio, o lançamento do livro 1.000 Tiras da Turma do Xaxado, com a presença do criador da turma, o cartunista Antônio Cedraz. Além do lançamento, houve também uma exposição de histórias em quadrinhos, celebrando os 10 anos de publicação da Turma.

Autor

Antônio Luiz Ramos Cedraz nasceu no município de Miguel Calmon (BA). Seu primeiro contato com os quadrinhos foi durante o primário. De lá para cá, a paixão se intensificou. Cedraz já criou diversos personagens e teve seus trabalhos publicados nos principais jornais soteropolitanos e de outros estados, além de revistas lançadas por editoras em todo o país. Recebeu o troféu como destaque no 2º Encontro Nacional de Histórias em Quadrinhos, realizado em Araxá (MG), em 1989; quatro troféus HQ MIX (1999, 2001, 2002 e 2003), além de o Prêmio Ângelo Agostini de “Mestre do Quadrinho Nacional”.

Serviço

O quê: Biblioteca Pública celebra os 10 anos da Turma do Xaxado – Exposição cultural e pedagógica
Quando: De 6 a 31 de julho
Onde: Biblioteca Pública do Estado (Barris)

Fonte: http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=30849&mdl=49

Nenhum comentário: