terça-feira, 7 de julho de 2009

Primeiro-ministro japonês quer construir grande museu dos quadrinhos

Depois da França lançar o maior museu de quadrinhos do mundo, é a vez do primeiro-ministro japonês - e otaku declarado - Taro Aso querer superar a Europa e declarar seu país o verdadeiro lugar dos quadrinhos. De acordo com a ABC News, ele quer investir US$ 150 milhões (R$ 290 milhões) em um museu nacional do mangá.

A proposta foi mal recebida no Parlamento japonês, visto que o país atualmente passa por sua pior crise econômica desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Aso rebate que o projeto do museu era da administração anterior, e que apenas quer concretizá-lo de acordo com planos já acertados - embora, claro, esteja com um sorriso de mangá na cara por poder executar o projeto.

O museu cuidaria da restauração e preservação dos primeiros mangás - a indústria moderna de quadrinhos japonesa tem mais de 60 anos -, bem como organizaria exposições. Os mangás atualmente são populares no mundo inteiro e merecem um lugar para preservação, argumentam o primeiro-ministro e seus apoiadores.

O orçamento, porém, ainda não está aprovado e, de acordo com a oposição, merece mais discussões no Parlamento. Se autorizado, superará em mais de dez vezes o valor gasto para montar o Musée de la Bande Dessinée francês, inaugurado nos últimos dias.

Fonte: Omelete

Nenhum comentário: