sábado, 3 de outubro de 2009

Curso detalha técnicas das histórias em quadrinhos


Era uma vez, um jovem repórter tímido e introspectivo, que estava sempre no lugar certo e na hora certa quando o Super-Homem aparecia. Clark Kent era o nome dele, que cresceu no interior do Kansas e agora vivia o desafio de viver na cidade grande e ser reconhecido no Planeta Diário, o maior jornal de Metrópolis. Mas o que ninguém sabe é que o caipira, que é apaixonado pela também repórter (e destemida) Lois Lane, guarda um segredo capaz de dar uma virada na sua história. Essa saga estará na pauta do curso sobre Histórias em Quadrinhos, que Elton Galdino ministra, a partir de amanhã, 03 de outubro, no Centro de Cultura e Formação Cristã – CCFC.

Clark Kent e o Super-Homem são as duas faces da mesma moeda. O Super-Homem já foi transposto para o cinema com muito sucesso. Mas, foi em 1938, quando os garotos Jerry Siegel e Joe Shuster surgiram com a idéia de conta a história desse kriptoniano, uma fantasia de poder adolescente, a resposta aos maiores desejos da humanidade no período da Grande Depressão, que eles definiram bases de um poderoso mito moderno. Como os deuses mitológicos da antiguidade, Kal-El (nome de batismo do cara que usa cueca vermelha por cima de collant azul) é um deus, que luta pelo bem, pelo que é certo, derrotando qualquer forma de maldade no mundo e inimigos visíveis (os vilões das tiras) e invisíveis (o ícone americano contra o avanço do nazismo e depois do socialismo). Com essas características, ora divinas e ora humanas, Super-Homem se tornou cada vez mais encantador e verossímil, o mais fascinante dos heróis no século XX e despertou um fascínio em todos os leitores.

Seguindo uma cronologia, o curso destaca a forma específica dos quadrinhos que fundem texto e imagem, os aspectos constitutivos da linguagem das HQs e irá se debruçar sob aspectos como suas peculiaridades, seus roteiros, traços e montagens. A evolução das histórias, tanto em temáticas quanto em estilos narrativos, também será objeto de estudo durante o curso. Os alunos irão conhecer a história da arte seqüencial, seus principais criadores e personagens, desde o final do século XIX até o início do século XXI. As aulas acontecem sempre aos sábados e domingos, ministradas pelo desenhista Elton Galdino. O curso é aberto ao público e a taxa de inscrição é R$20,00.

SERVIÇO:

Curso de Histórias em Quadrinhos, com Elton Galdino. De 03 de outubro a 08 de novembro, aos sábados e domingos, das 8h30 às 12h30. Local: Centro de Cultura e Formação Cristã (BR-316 km 6 – Ananindeua). Inscrição: R$ 20,00. Informações: 4009-1550

Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário: