sábado, 31 de outubro de 2009

Onze mil alunos da rede estadual irão visitar IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas


Espaço para leitura, distribuição de coletâneas com textos literários, exibição do documentário "A Presença da Literatura no Cinema", palestras para professores e a exposição dos 550 títulos do novo acervo do Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE). É desta forma que a Secretaria de Educação do Estado (SEE) vai contribuir com os visitantes da IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que começa nesta sexta-feira (30) e prossegue até o dia 8 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

De acordo com a gerente do Livro e Texto Didático da SEE, professora Nalí Cristina, todas as escolas da rede estadual, situadas em Maceió, irão visitar a bienal. "Ao todo, iremos levar 11 mil alunos. Em média, 2 mil e 600 estudantes por dia. Fizemos a opção de levá-los no período de 3 a 6 novembro, dias úteis em que a bienal estará sendo realizada. Cada Coordenadoria de Ensino (CE) situada no interior do Estado trará seus alunos. A 3ª CE, por exemplo, fará caravanas diárias de alunos", revela.

Já o secretário de Educação do Estado, educador Rogério Teófilo, entusiasta da participação da secretaria nesse evento, enfatiza que cada obra lida por uma pessoa abre uma nova perspectiva de conhecimentos para aqueles que têm acesso a este conteúdo. "No estande que iremos disponibilizar nessa edição da bienal as pessoas poderão ter acesso a um universo de informações que contribuirão para sua formação enquanto pessoas e, também, enquanto profissionais", destaca.

A professora lembra que a secretaria irá oferecer três oficinas para professores. A primeira oficina abordará "A Leitura das Histórias em Quadrinhos e seus Recursos Expressivos" e será ministrada pela mestranda Janayna Paula Lima de Souza Santos. A segunda terá como foco "Imagem e Texto em Manuscritos escolares: o que os alunos escrevem quando criam Histórias em Quadrinhos". Este momento será conduzido pela mestranda Aline Silva Ferreira. Já a última oficina será sobre "As Práticas Pedagógicas e as Relações Étnicorraciais". A professora especialista Nidiane da Silva Pereira discorrerá sobre este assunto. "Todas elas serão realizadas no dia 5 de novembro, na Sala Rubem Alves", comenta.

Nalí acrescenta que serão distribuídos 3 mil exemplares de uma coletânea com textos literários e, em alguns momentos da bienal, o stand da secretaria receberá o apoio dos professores autores. "Eles estarão divulgando suas obras. Iremos contar com a presença de Isvânia Marques, Judite Maria Rocha da Silva e da professora de Língua Portuguesa e escritora Marijôse Albuquerque Costa", informa.

A organização da IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas espera contar com a participação de 300 editoras e com a exposição de 20 mil títulos. Deverão ser feitos mais de 100 lançamentos. Destes, 70 serão pela Edufal. Além disso, haverá 52 oficinas, 85 palestras e bate-papo com autores, e a apresentação de cinco espetáculos teatrais e três performances.

Paralelo a tudo isso haverá a instalação do maior livro do mundo (uma edição de O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry) e também dos maiores caça-palavras e palavra cruzada do mundo. Os organizadores do evento estimam que, este ano, 130 mil pessoas visitarão a Bienal.

A IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), através da Edufal, e conta com o apoio da Associação Brasileira dos Editores Universitários (ABEU), Câmara Brasileira do Livro (CBL), Governo do Estado de Alagoas, Prefeitura de Maceió e demais parceiros de instituições públicas e privadas. O patrono dessa edição é José Marques de Melo - jornalista, professor universitário, pesquisador científico e consultor acadêmico.

Fonte: Primeira Edição

Nenhum comentário: