sábado, 14 de novembro de 2009

Oficina de Histórias em Quadrinhos na Casa de Leitura Lya Botelho

Nos dias 20 e 21 de Novembro (sexta e sábado) será realizada a oficina Quadrinhos e Ciências – Oficinas de capacitação para o uso de histórias em quadrinhos como materiais potencialmente significativos na apreensão de conceitos científicos. A oficina estará sendo realizada numa parceria entre a Gibiteca da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado e a Casa de Leitura.

A oficina será ministrada pela pesquisadora Cláudia Kamel, bióloga, especialista em ensino de ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A oficina tem quatro horas de duração e será gratuita. Veja a programação

- 14:00h às 14:30h: apresentações, dinâmica de ambientação.

-14:30h às 15:30h: Breve histórico das Histórias em quadrinhos; panorama sobre as questões ambientais e sua importância como tema transversal; Ecocrítica e a ficção científica.

-15:30h às 15:45h: intervalo

-15:45h às 16:45h: Dinâmica da oficina

-16:45h às17:00h: apresentação dos resultados da oficina


Na sexta, ela será oferecida para professores de várias escolas. No sábado a oficina atenderá exclusivamente aos professores da E. M. judith Lintz Guedes Machado. Quem estiver interessando em participar precisa fazer sua inscrição na Casa de Leitura. Serão oferecidas 30 vagas.

Para conhecer mais sobre o trabalho da pesquisadora, leia os seguintes textos, disponíveis na Internet:
Dissertação propõe que quadrinhos podem aprimorar o ensino de biociências
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO LINGUAGEM FOMENTADORA DE REFLEXÕES – UMA ANÁLISE DE COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


Nenhum comentário: