terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Espaço surge com a proposta de oferecer arte

Um lugar para exercer a forma criativa com liberdade, um ponto de convergência de quem produz arte: assim é o recém-inaugurado Espaço Soffiare, que anuncia para janeiro de 2010 o início de sua agenda de cursos. O empreendimento, capitaneado pelas amigas Fabiana Santa, Adriana Sanches e Bianca Nóbrega, tem entre suas propostas servir de vitrine para o trabalho de artistas locais. Ali podem ser encontrados CDs, livros, artesanato e até produtos utilizados na culinária típica da região.

Elas decidiram levar o projeto adiante depois de constatar que existe, em Sorocaba, procura por esses artigos, tanto por parte de quem quer consumir, quanto por aqueles que têm trabalhos a oferecer. Por que, então, não unir o útil ao agradável?, questionam.

No material de divulgação que encaminham à imprensa, as sócias contam que o projeto tem três focos, ou perspectivas de trabalho: há uma loja que conjuga, de forma harmônica, o artesanato tradicionalmente popular e também as novas tendências e expressões artísticas. Pode-se encontrar, por exemplo, peças de decoração, cerâmicas e tapetes acomodados ao lado de toy art, bolsas e camisetas feitas com técnicas contemporâneas. Além disso, a loja também trabalha com peças produzidas por comunidades quilombolas do Vale do Ribeira e arte com materiais recicláveis, agregando valores aos produtos e valorizando a cultura popular de diversas regiões.

O outro foco da Soffiare diz respeito à formação cultural. O espaço oferece cursos livres de literatura, cinema, redação, desenho, entre outros. A ideia é promover, ainda, colóquios com especialistas nas diversas áreas do conhecimento como Sociologia, Filosofia e História da Arte, afirmam as sócias.

Frequentadoras de eventos dirigidos ao fazer artístico, como a famosa feira da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, São Paulo, as coordenadoras do Soffiare foram buscar inspiração nesses lugares.

Elas também adotaram a filosofia do ecologicamente correto. Todos os materiais utilizados são recicláveis. Algumas das obras em exposição foram feitas com pneus reaproveitados e garrafas pet.

O ambiente vai, ainda, ser palco de encontros, oficinas e workshops, que já estão com as inscrições abertas. As aulas começam a partir do dia 11 de janeiro e a programação é a seguinte: Mangá, com Danilo Luís, no período da manhã; Canto, (tarde e noite), com Márcia Mah; Improvisação em instrumentos (noite), com Mazzulli; Violão ou Guitarra (noite), com Mazzulli; Percussão, com Marco Correa; Ioga, com Mírian Dias; Literatura e Cinema, com Bianca Nóbrega; Encadernação Artesanal, com Adriana Sanches; e Desenho e História em Quadrinhos, com André Ferro.

O Soffiare fica na rua Miranda Azevedo, 378, Centro. Outras informações: (15) 3318-3665 ou pelo site www.espacosoffiare.com.br.

Fonte: Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário: