domingo, 6 de dezembro de 2009

Grandes histórias contadas por pequenos pensadores

Estudantes da escola estadual Guarda Marinha, no bairro Navegantes, lançaram nesta semana o livro “Grandes histórias contadas por pequenos pensadores”, com produções de textos realizadas durante o ano letivo de 2009. O evento foi marcado por uma mostra artística e cultural na manhã da última quarta-feira, 2.

O livro confeccionado por estudantes da 5ª série reúne poesias, fábulas, histórias em quadrinhos, entre outras produções. Conforme a professora idealizadora do projeto, Karoline França, o objetivo foi valorizar os textos escritos por eles, assim como melhorar a autoestima dos alunos, que na grande maioria é de família de baixa renda. “A intenção é de que eles se conscientizem do potencial que têm, seja qual for o talento. Se almejamos dias melhores, o futuro dever ser planejado no presente. Colaborar para a autoestima e valorização desses estudantes é um bom começo para que tenhamos um futuro melhor”, disse Karoline.

Na ocasião, os estudantes autografaram as obras e, além de levar um exemplar para casa, também entregaram aos colegas da 4ª série. “Essa é uma maneira que encontramos de incentivar os alunos da 4ª, que em 2010 estarão na 5ª, a também produzirem seus livros”, explica a professora.

Segundo a diretora Elizabeth Duarte Flores, essa é a primeira vez que os estudantes realizam uma produção escrita. “A iniciativa, além de valorizar, também incentiva a leitura e a escrita”, conclui.

Bruno Dourado, de 12 anos, escreveu duas poesias e garante que achou divertida a produção. “Cada um teve uma ideia diferente, escreveu um texto e assim foi possível formar um livro. Achei o lançamento do livro uma ótima maneira de encerrar o ano”, disse o menino. Tamires Silva, também de 12 anos, além de lançar o livro, desfilou e apresentou duas coreografias de dança durante a mostra. “Achei o evento uma oportunidade de mostrar os nossos talentos. Muitos de nós temos sonhos. O meu, por exemplo, é ser modelo, e aqui posso brincar de ser modelo e me divertir com o desfile. Estou muito feliz”, disse a menina que é autora de uma poesia do livro.

Juntamente com o lançamento do livro, houve um desfile de moda e a escolha do garoto e garota Guarda Marinha, além de apresentação de dança indiana, hip hop e jograu. Por fim, professores, alunos e pais participaram de um coquetel.

Nenhum comentário: