terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Prova do IFPE usa quadrinho como tema de redação


O vestibular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), antigo Cefet, realizado ontem nas cidades de Recife, Ipojuca e Pesqueira teve um índice de abstenção de 11,88%, menor que do ano passado que chegou a 15%. Este ano 2.532 pessoas deixaram de fazer as provas.

Ao todo 22.617 canditados se inscreveram para disputar 3.174 vagas para os cursos técnicos e superiores. O resultado dos exames vai ser divulgados a partir do dia 30 de dezembro.

Confira os gabaritos aqui

Os portões fecharam pontualmente às 9h. Uma hora depois do início das provas, com previsão de 3 horas de duração, os candidatos começaram a sair. A estudande Úbila Monteiro, 25 anos, que tenta uma vaga no curso de telecomunicações explicou que terminou rápido a prova porque estava fácil. "Gostei das questões e estou confiante em passar", revelou. Já a estudante Letícia Melo, 17 anos, que disputa uma vaga no curso de técnico em edificações, não gostou da prova de física. "Matemática e português não foram difíceis, mas a de física estava muito complicada", afirmou.

Os candidatos aos cursos superiores tiveram duas opções de redação. Na primeira, foi pedido um texto argumentativo a partir de um trecho retirado da história em quadrinhos Cambito e sua Turma, cujo tema se referia a dinheiro e a sentimentos. A segunda opção trouxe o seguinte tema: Fraternidade e Segurança Pública - A paz é fruto da justiça. Além das provas específicas os candidatos aos cursos superiores também fizeram prova de matemática e língua estrangeira.

Este ano o desempenho do Enem vai ser usado como nota complementar. A nota do teste vai corresponder a 30% da nota final e as provas realizadas ontem a 70%. Por causa da obrigatoriedade do Enem no concurso houve uma queda este ano no número de inscritos. "Muitos candidatos que não haviam feito o Enem não puderam participar do nosso vestibular. Acreditamos que houve uma redução entre 20 e 30% nas incrições", revelou o presidente do IFPE, Gilvan Farias.

O curso de segurança do trabalho, no Campus Recife, registrou a maior concorrência com cerca de 19,3 candidatos por vaga. Em Ipojuca, o mesmo curso alcançou 5,1 de concorrência. Já no Campus Pesqueira, o mais concorrido foi o curso de enfermagem, com 8,9 candidatos por vaga. As aulas começam em fevereiro de 2010.

Saiba mais sobre Cambito, clicando aqui!

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: