quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Febre de mangá

Araçatuba - Personagens expressivos e envolventes, de olhos grandes, capazes de voar e lançar energia pelo corpo, mas sem deixar de lado as expressões humanas. Estas são características importantes do mangá, história em quadrinhos feita no estilo japonês que cativa pessoas do mundo inteiro.

No Brasil, mangás como Speed Racer, Cavaleiros do Zodíaco, Akira, Homem de Aço e Dragon Ball conquistaram fãs. Recentemente, chegou a vez de Naruto, Bleach, Hunter X Hunter, entre outros, cair no gosto da garotada.

Na semana passada, uma oficina gratuita de mangá do projeto de férias Curto-Circuito, organizado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio), tornou diferente as férias de 50 crianças e jovens das cidades de Araçatuba e Birigui, mostrando que o estilo tem muitos fãs na região.

O estudante João Vitor Donatoni, 11 anos, foi um dos participantes da oficina. "Procurei o curso por diversão, pois gosto muito de desenhar e queria aprender a fazer mangá", afirma. Ele conta que seu mangá preferido é Bleach, desenho sobre a vida de um adolescente que consegue ver fantasmas.

MOTIVAÇÃO
O professor de desenho Hélio Gomes, 49 anos, responsável por ministrar as oficinas de mangá no Sesc, afirma que o desenho japonês pode motivar positivamente crianças e jovens na escolha de uma profissão.

"Muitos estudantes que hoje cursam arquitetura, design industrial, design de produtos, design de interiores, engenharia de jogos e áreas ligadas ao desenho, iniciaram desenhando mangá", afirma Gomes.

Para quem estiver no começo, o professor aconselha prestar bastante atenção e se dedicar ao desenho dos olhos, rosto, corpo e cenários, pois eles são fundamentais no estilo japonês.

Segundo Graziela Nunes, animadora cultural do Sesc, o objetivo da oficina foi oferecer programas diferentes para as férias. "Nós pretendemos dar uma sequência para os alunos que já iniciaram a oficina de mangás", conta.

HISTÓRIA
O mangá é um gênero também diferente pela forma com que lemos os quadrinhos, da direita para a esquerda (é difícil, mas dá para se acostumar). As raízes deste estilo são do século oito, com o aparecimento dos primeiros rolos de pinturas japonesas: os emakimonos.

Séculos mais tarde, o desenhista Osama Tezuka desenvolve personagens com feições e expressões exageradas. Tezuka cria em 1963, em seu estúdio Mushi Production, a primeira série de animação para a televisão japonesa, o Astro Boy.

É importante lembrar que alguns mangás têm conteúdo inadequado para o público infanto-juvenil.

Neste caso, a leitura é indicada somente para adultos. Fique de olho!



Fonte: Folha da Região

Nenhum comentário: