sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Lições da nona arte


Quadrinhista e arte educador, o cearense Lederly Mendonça lança hoje "A espetacular arte de Desenhar Quadrinhos", no Sesc Senac Iracema

Das expressões artísticas modernas, como o cinema, as histórias em quadrinhos são uma das mais incompreendidas. O que as pessoas que não se dão ao trabalho de lê-las tomam por "revistinhas para criança" é, na realidade, uma linguagem complexa, que oferece legitimidade e possibilidades para transmitir do entretenimento mais descerebrado a temas densos - como a já citada sétima arte, a literatura, as artes cênicas...

Um detalhamento do universo da produção da arte sequencial pode ser conferido em "A espetacular arte de Desenhar Quadrinhos", do arte-educador e quadrinhista cearense Lederly Mendonça. O livro, que serve de guia para apoio daqueles que querem produzir suas próprias HQs, foi publicado pela editora Senac - Ceará. Ele será lançado hoje, às 19 horas, no Sesc Senac Iracema. O trabalho será apresentados por J.J. Marreiro, um dos principais nomes do quadrinho cearense contemporâneo. Até sábado, o público também poderá conferir uma exposição com os originais da obra.

Ilustrador, quadrinhista, artista plástico, arte-educador e designer gráfico, Lederly Mendonça é um apaixonado pelas histórias em quadrinhos desde a infância. Há 10 anos, ministra oficinas e cursos na área de desenho e criação de HQs. Professor do Senac neste campo, ele conta que o livro nasceu das aulas e da necessidade de produzir material próprio. "É difícil você adotar apenas um livro sozinho pra esse tipo de trabalho. As apostilas acabam sendo colchas de retalhos, então parecia mais vantajoso produzir material próprio. Coincidiu com a sinalização da editora para a possibilidade de publicação, numa iniciativa do Senac de incentivar seus monitores a produzirem o próprio material didático", explica.

Abrangência

Ainda que traga a menção ao desenho, o livro não se prende apenas a esta etapa da produção das histórias em quadrinhos. Ele apresenta as técnicas básicas - e dicas que o autor sacou de seu dia a dia como professor da área - da criação de uma HQ, dos esboços do desenho e da história, até as etapas de finalização, em que se aplica a tinta nanquim. São 144 páginas divididas em oito capítulos: anatomia da figura masculina, anatomia da figura feminina, criação de personagens, cenografia, roteiros, quadrinização, ferramentas e dicas variadas (coisa como desenho de alienígenas e a textura da chuva).

"A ideia é de que o livro vá além. Que não seja apenas para atender aos alunos dos cursos do Senac, mas que possa servir para um público geral, que queria um material que ajude a desenhar suas histórias", revela Lederly Mendonça. Diante da perspectiva de produzir um material que encontrará concorrentes mais antigos (há alguns manuais de produção de quadrinhos no mercado), o artista optou por se guiar pelas demandas que encontrou em sua prática de ensino.

O resultado é um trabalho abrangente, que trata tanto das noções de anatomia no desenho acadêmico (área que não é exclusiva das HQs), até pontos eminentemente quadrinhísticos, como a escrita de roteiros específicos para o meio, a disposição de quadros na página e as dimensões dos papeis usados pelo ilustrador.

"A espetacular arte de Desenhar Quadrinhos" segue a linha de produções ´que se valem de recursos metalinguísticos, cada vez mais frequentes. É um manual para a produção de HQ no formato de HQ, a exemplo dos livros do norte-americano Scott McCloud. "O Ziraldo já fazia isso, do personagem conversas com o leitor. O Maurício de Sousa faz nas histórias do Bidu. E o McCloud faz isso muito bem, em livros como ´Desvendando os Quadrinhos´. Ele coloca a figura de um personagem que explica de forma simples, e a mensagem chega mais fácil por conta desta interação com o leitor", justifica Lederly. Para além das dicas que traz, o manual se apresenta como obra de referência por ser, ele mesmo, uma história em quadrinhos, onde o leitor pode ver aplicado na prática as lições da teoria.

MANUAL
"A espetacular arte de desenhar quadrinhos"
Lederly Mendonça
R$38,00
144 páginas
2010
EDITOR SERNAC CEARÁ

DELLANO RIOS
REPÓRTER

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE - CADERNO 3

Nenhum comentário: