segunda-feira, 1 de março de 2010

Fábulas em quadrinhos

Esta postagem tem um história. Eu recebi uma grande quantidade de livros de uma amigo - José Luís -, livros estes que encaminhei para as bibliotecas das escolas onde leciono. Entre estes livros estava um álbum de capa dura, todo rabiscado, com algumas folhas recortadas.

Trata-se da coleção Clássicos em Quadrinhos, das Edições Siciliano (1984), que eu não conhecia. Separei este álbum e esqueci dele. Dando uma limpeza no meu armário, ontem, eu o encontrei e resolvi passar o domingo scaneando e restaurando as imagens.

Vocês não fazem ideia como minhas costas estão doendo até agora. Foram 5 horas diretas reparando páginas, dentro das minhas limitações técnicas. Tirei muito rabisco e muita marca das páginas. Infelizmente, umas 3 ou 4 não pude recuperar pois foram recortadas.

Resolvi colocar as imagens na Internet para os colegas professores que se interessarem em baixá-las. Adoro fábulas e há muito tempo não via nenhuma referência a elas. Segue o documento, que pode ser baixando em formato word e pdf pelo scribd:

Fábulas em quadrinhos

O que são Fábulas?

A fábula é um historia narrativa que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens.

Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de carác ter moral ao homem. Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para o ser humano. Cada bicho simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho etc.

É uma narrativa inverossímil, com fundo didático. Quando os personagens são seres inanimados, objetos, a fábula recebe o nome de apólogo. A temática é variada e contempla tópicos como a vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota de preguiçosos.

A fábula já era cultivada entre assírios e babilônios, no entanto foi o grego Esopo quem consagrou o gênero. La Fontaine foi outro grande fabulista, imprimindo à fábula grande refinamento. George Orwell, com sua Revolução dos Bichos (Animal Farm), compôs uma fábula (embora em um sentido mais amplo e de sátira política).

As literaturas portuguesa e brasileira também cultivaram o gênero com Sá de Miranda, Diogo Bernardes, Manoel de Melo, Bocage, Monteiro Lobato e outros.Uma fábula é um conto em que as personagens falam sendo animais e que há sempre uma frase a ensinar-nos alguma coisa para não cometermos erros (FONTE: WIKIPEDIA).

Nenhum comentário: