terça-feira, 1 de junho de 2010

Artigos sobre HQs em revista científica


Está no ar a nova edição da revista científica especializada em história, História: imagens e narrativas # 10. Já há algum tempo a publicação se dedica a veicular artigos que abordam o tema Histórias em Quadrinhos. Nesse número não é diferente. No entanto, o que chama atenção é quantidade de artigos que têm como destaque as HQs: no total são cinco.

A começar pelo artigo A imortalidade em camadas planetárias: o imaginário do céu arcaico nos quadrinhos de “Promethea”, escrito por Carlos Manoel de Hollanda Cavalcanti; seguido por A Jornada do herói e os ciclos astrológicos: uma aproximação possível, de Ana Maria Mendez González; “Do riso ao siso”: a leitura e a interpretação de cartazes e cartoons políticos na aula de História, de Maria do Céu de Melo em parceria com Bárbara Sarah Coelho e Christophe Santos; Terrorismo e Mídia em V de Vingança: O terrorista e sua representação, de Patrícia Vargas Lopes de Araujo e Michele Aparecida Evangelista; e, por fim, Representações femininas nas histórias em quadrinhos da EBAL, de Natania A. Silva Nogueira.

No editorial da revista, o editor Carlos Hollanda fala da mudança de mentalidade do meio acadêmico ao aceitar pesquisas relacionadas aos quadrinhos e cita a dissertação de mestrado de Gian Danton, a qual aborda Watchmen e a Teoria do Caos. Todos os artigos foram escritos por professores, doutores ou mestres de diferentes áreas do saber, indo da História a Literatura.

Para conhecer mais da publicação História: Imagens e narrativas clique aqui. Já para ir direto a edição de número 10, clique aqui.

FONTE: BIGORNA

Nenhum comentário: