quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mafalda ganha novo volume pela Martins Fontes


Além de Logicomix: Uma Jornada Épica em Busca da Verdade, a editora Martins Fontes também lançou este mês mais um volume de Mafalda, criação do argentino de Joaquín Salvador Lavado, conhecido mundiamente como Quino.

10 Anos com Mafalda
é uma seleção de tiras da personagem produzidas por Quino durante os dez anos em que manteve viva sua mais famosa criação entre as décadas de 1960 e 70. Neste álbum, lançado em 1991 na Argentina, as historietas são ordenadas em treze temas gerais, como a família, a escola, a rua, assim está o mundo, etc., o que pode facilitar sua exploração na escola. Na introdução a este retrato completo da polêmica Mafalda, encontra-se uma longa, comovente e reveladora entrevista concedida por Quino em 1987 ao jornalista italiano Rodolfo Braceli.

10 Anos com Mafalda
tem 192 páginas, formato 20 x 27,5 cm e custa 45,00. Confira uma entrevista de Quino concedida ao jornal Folha de S. Paulo no final do mês passado, clicando aqui.

Quino nasceu em Mendoza, Argentina, em 1932. Esgotado pela pressão de ter de aparecer com novas ideias toda semana, Quino decidiu parar de desenhar a Mafalda em 1973 e passar a maior parte de seu tempo em outros projetos que davam rédeas ao humor cáustico que tem sido a sua marca. Meticulosamente executados em preto e branco e finalizados com detalhes poderosos, seus desenhos enfocam as relações de poder, as desigualdades sociais e a degradação ambiental. Em resumo, todos os tipos de questões que, como ele admite, “não têm nada de engraçado”.

FONTE: HQ MANIACS

Nenhum comentário: