terça-feira, 6 de julho de 2010

Jornalista descobre documentos polêmicos sobre Will Eisner

O jornalista e historiador de quadrinhos Ken Quattro descobriu documentos polêmicos referentes ao depoimento de Will Eisner no processo da DC Comics contra a Fox Comics, em abril de 1939.

Quattro é um grande admirador de Eisner e escreveu diversos artigos sobre a carreira do artista e a chamada Era de Ouro, as duas primeiras décadas dos super-heróis.

Um dos episódios mais interessantes do início da carreira de Eisner é a participação do artista como testemunha de defesa no processo envolvendo a Detective Comics, Inc. (hoje DC Comics) contra as empresas de Victor S. Fox, a Bruns Publications, Inc. (da qual a Fox Comics fazia parte), Kable News Company e Interborough News Co.

Durante anos, Quattro tentou localizar a transcrição do processo para saber exatamente o que ocorreu naquele episódio. Ele buscou colegas em Nova York e incomodou advogados até esgotar seus recursos, sem sucesso.

Recentemente, um leitor de seu artigo Rare Eisner: Making of a Genius escreveu a ele um e-mail dizendo que possuía uma cópia da transcrição e podia lhe oferecer o arquivo em PDF. Essa pessoa preferiu ficar anônima. Quattro não discute a veracidade dos documentos disponibilizados, que parecem ser legítimos.

Leia a reportagem completa de Sérgio Codespot, no Universo HQ, clicando aqui!

Nenhum comentário: