segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Exposição mostra a trajetória da obra de Mauricio de Sousa


Por Marcelo Naranjo

O Espaço Cultural Citi (Avenida Paulista, 1111, São Paulo/SP) apresenta, a partir de 9 de agosto, a mostra inédita Mônica: a criação do personagem brasileiro, que traça o percurso da obra do desenhista Mauricio de Sousa, desde os esboços de sua principal personagem até sua repercussão internacional.

A exposição tem diversas facetas: a parte histórica, desde a concepção de Mônica, o desenvolvimento do desenho, as primeiras tiras e revistas; a difusão internacional de Mônica e sua turma, dos primeiros passos até o sucesso atual, com exemplares originais de revistas editadas na Noruega, Itália, Indonésia, Vietnã, Espanha, Portugal, Japão, Inglaterra, Alemanha e outros países.

FONTE: UNIVERSO HQ

Também estarão expostos prêmios recebidos por Mauricio de Sousa, como o Yellow Kid. A importância do desenhista é evidenciada ainda pelos colegas, do mundo inteiro, que o homenagearam desenhando Mônica e sua turma. Destaque especial para Will Eisner, Milo Manara, Hugo Pratt, Yuko Yamaguchi e Joe Kubert.

Serão exibidos em monitores de TV diversos desenhos animados de Mônica e sua turma, dublados em vários idiomas. E ainda nove esculturas assinadas por Mauricio de Sousa com reinterpretações de obras de arte com os personagens da Turma da Mônica.

A exposição tem curadoria de Jacob Klintowitz e ficará aberta ao público até 24 de setembro de 2010.

Nenhum comentário: