sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Fundação Cartier fará exposição com Moebius


A Fondation Cartier pour l'art contemporain realizará uma exposição sobre Moebius (Jean Giraud).

Moebius-Transe-Forme abrirá para o público em 12 de outubro e ficará em exibição até 13 de março de 2011.

Mais de 300 desenhos originais, incluindo várias ilustrações inéditas, estarão expostos cobrindo os principais momentos da carreira de Moebius, dos seus desenhos realistas nos quadrinhos de faroestes (fortemente inspirados no trabalho de Jijé), com o pseudônimo Gir, às histórias de ficção científica, sua participação na produção de filmes como O Quinto Elemento e as HQs mais delirantes.

A metamorfose e o transe são dois elementos importantes na carreira de Jean Giraud. Moebius visitou o México algumas vezes, entre as décadas de 1950 e 1960, onde entrou em contato com a cultura xamanista e com substâncias alucinógenas.

Dois filmes serão exibidos na exposição: um desenho animado realizado por Moebius e BUF Compagnie, com roteiro baseado na HQ La Planète Encore; e um documentário de 52 minutos sobre Moebius, realizado por Damian Pettigrew e Olivier Gal.

Por ocasião da exposição, a editora Actes Sud lançará o livro Moebius Transe Forme, editado por Alberto Manoel, com 244 páginas sobre Moebius. O volume terá mais de 150 ilustrações e uma antologia de artigos relevantes sobre o artista. Moebius Transe Forme custará € 49,00 (R$ 109,76).

A Fondation Cartier pour l'art contemporain está localizada no Boulevard Raspail, 261, em Paris, na França.

POSTADO ORIGINALMENTE NO UNIVERSO HQ

Nenhum comentário: