domingo, 15 de agosto de 2010

Gibiteca andreense abre mostra de 'Pato Donald'


A magia dos personagens Disney chega ao Grande ABC com a exposição 60 Anos da Revista Pato Donald, em comemoração às seis décadas da publicação no Brasil. A mostra abre amanhã, às 9h, na Gibiteca da Biblioteca Nair Lacerda, em Santo André, com palestras, sessões de vídeo, brincadeiras e trocas de revistas de histórias em quadrinhos.

Com a primeira edição lançada em 12 de julho de 1950, a revista tem a maior longevidade entre as HQs no País. Apesar de o título remeter ao irritado pato com roupa de marinheiro, também abrigava contos envolvendo outros personagens. Atualmente, a publicação está em sua 2.384ª edição. O acervo da mostra conta com peças relacionadas ao universo Disney da própria Gibiteca e itens pertencentes ao colecionador andreense Adriano Rodrigues Rainho.

A abertura da exposição ocorre no saguão do Teatro Municipal, com apresentação de Cineclube: Cronologia do Donald, que mostrará o pato em diferentes épocas - o filme também será responsável por finalizar as atividades com uma sessão às 15h. Às 10h, os interessados podem se reunir para participar da palestra História da Arte Sequencial, ministrada por Raphael Montero.

Um segundo encontro está programado para ocorrer no período da tarde, às 14h, com o jornalista Paulo Maffia, responsável por todo o material das histórias em quadrinhos no Brasil pela Editora Abril. A palestra Carl Banks e Quadrinhos Disney irá ressaltar o trabalho do respeitado ilustrador norte-americano. Destaque também para o workshop de desenho que será dado pelo designer gráfico Paulo Mansur, de Santo André, no fim das atrações, a partir das 15h.

Mesas de RPG (role-playing game) temáticas e jogos de perguntas e respostas sobre os personagens da Disney também movimentam o dia, assim como troca de revistas entre o público, contação de histórias e sorteio de brindes. Algumas atividades necessitam de inscrição prévia, sendo recomendado que os interessados cheguem cedo para garantir seu lugar.

60 Anos da Revista Pato Donald - Exposição. Abertura amanhã, às 9h, na Gibiteca da Biblioteca Nair Lacerda - Praça 4º Centenário, Santo André. Tel.: 4433-0763. Visitação: de seg. a sex., das 8h às 18h; sáb., das 8h às 12h. Até 30 de outubro. Grátis.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO DIÁRIO DO GRANDE ABC POR LUIZ FELIPE SOARES

Nenhum comentário: