terça-feira, 17 de agosto de 2010

HQ finlandesa "Mumin" retrata raça mitológica como seres fofos


Personagens também viraram filme com trilha sonora de Björk

DIOGO BERCITO
DE SÃO PAULO

Alguns países são famosos por um estilo específico de HQs -como o Japão, associado aos mangás. Outros ficam marcados por um gibi -como o Irã, com "Persépolis", de Marjane Satrapi.

A Finlândia está no segundo grupo com "Mumin". Os personagens criados por Tove Jansson (1914-2001) são criaturas arredondadas e de olhos piedosos que vivem no idílico vale dos Mumin.

Eles são da raça dos trolls, seres mitológicos escandinavos retratados também em "O Senhor dos Anéis" (mas, naquele caso, como monstros malignos, e não fofos).
O protagonista recolhe conchinhas na praia e sonha em poder "viver em paz, plantar batatas e sonhar".

A editora Conrad lança no Brasil o primeiro volume da coletânea de tiras "Mumin", mas esse universo inclui livros, séries de TV e filmes.

O longa mais recente, "Moomins and the Comet Chase" (Mumins e a perseguição do cometa, em tradução livre), estreou neste mês na Finlândia, com Björk na trilha sonora, e ainda não tem data para chegar aqui.

A edição brasileira de "Mumin" traz um epílogo sucinto, mas esclarecedor, a respeito das condições de produção das tirinhas.

Os elogios à natureza são consequência das férias que Jansson passou nas ilhas finlandesas quando jovem.

Já o ambiente familiar esdrúxulo sofre influência da criação dela, cercada por um macaco de estimação fissurado em malhas xadrez de lã e por uma babá que lia Platão. Jansson escreveu também romances para adultos e pintou murais. Em 1966, recebeu a medalha Hans Christian Andersen, entregue a renomados ilustradores

MUMIN - VOL. 1
AUTOR Tove Jansson
EDITORA Conrad
QUANTO R$ 37,90 (96 págs.)

ORIGINALMENTE PUBLICADO NA FOLHA

Nenhum comentário: