quarta-feira, 4 de agosto de 2010

V de Vingança é tema de novo livro


A editora Marca de Fantasia revelou o 23º volume da Série Quioesque, intitulado Codinome V: O Herói em V de Vingança.

A obra foi elaborada originalmente como um ensaio que Victor S. Pinheiro apresentou como trabalho de conclusão do Curso de Comunicação Social da UFPB. Nela, Victor se debruça no estudo da transformação do gênero super-herói a partir da obra V de Vingança , de Alan Moore e David Lloyd. Esta famosa série representa uma inequívoca renovação do conceito dos heróis dos quadrinhos, sendo reconhecida como uma obra seminal com forte valor cultural.

Para exemplificar essa renovação, Victor compara V com o mais tradicional dos super-heróis: Superman. Para Victor, “o êxito comercial que canonizou o Superman no imaginário coletivo e o transformou num dos maiores símbolos da cultura de massa foi apenas o engatinhar de um gênero que, ao longo das últimas décadas do século XX, sofreu variações estilísticas e conceituais, resultantes de contribuições de artistas que buscavam renovação estética e temática nas HQs de super-heróis”.

Codinome V: O Herói em V de Vingança tem 84 páginas, formato 12x18cm e custa R$ 12,00.

V de Vingança é uma graphic novel criada por Alan Moore (roteiro) e David Lloyd (arte) primeiramente no magazine britânico Warrior em 1982. Chegou aos Estados Unidos e ao resto do mundo pela DC Comics. Conta a história do anarquista V, que parte em uma vendetta pessoal contra orgãos de um fictício governo britânico totalitarista. Em 2006, virou filme, com Natalie Portman e Hugo Weaving como atores principais.

ORIGINALMENTE PUBLICADO NO HQ MANIACS

Nenhum comentário: