sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Batman inspira programa da Força Aérea dos Estados Unidos


Desde 2004, um programa especial das forças armadas dos Estados Unidos incrementa as ações militares do país com equipamentos de alta tecnologia e especialização técnica, que possibilitam mais segurança e eficiência aos soldados.

Nada de mais impressionante, se não fosse o fato de que o programa teve inspiração no super-herói Batman e leva até mesmo o nome e o símbolo do personagem da DC Comics.

Desenvolvido pela Força Aérea, BATMAN - Battlefield Air Targeting Man-Aided Knowledge (algo como Sistema de Informação de Mira de Combate Assistido por Humanos) auxilia os soldados das forças especiais dos EUA em missões secretas - e não reconhecidas oficialmente - de inteligência ou confronto armado.

Muitos dos equipamentos foram inspirados nos apetrechos eletrônicos usados pelo Cavaleiro das Trevas nos quadrinhos, como capacetes com transmissores e receptores de sinais embutidos e um "batgancho" (assim apelidado pelos soldados, mas que, ao contrário do similar dos gibis, não serve para escalar prédios ou se balançar entre eles - na verdade, é usado para se conectar a alguma fonte de energia elétrica e carregar as baterias de toda a parafernália fixada no corpo como em um cinto de utilidades).

"Os dispositivos do Batman dão a ele muita vantagem. Isso é o que estamos tentando fazer", disse Reggae Daniel, engenheiro do programa, em reportagem do site norte-americano TechNews Daily.

O quartel-general do programa fica na base Wright Patterson da força aérea norte-americana, em Ohio. É lá que são criadas, desenvolvidas, testadas e integradas as tecnologias BATMAN usadas pelas forças especiais dos EUA.

Como não poderia deixar de ser, o local é comumente chamado de "batcaverna".

POSTADO ORIGINALMENTE NO UNIVERSO HQ

Nenhum comentário: