sábado, 11 de setembro de 2010

PALESTRA SOBRE POESIA NA ESCOLA E ENSINO


Confeço que há muitos anos (coloque décadas nisso) eu não escrevo poesia. Na verdade, houve uma época, na minha juventude que eu adorava. O crédito vai para minha professora de Literatura, Terezinha Menighitte, que hoje mora e leciona (acho) em Juiz de Fora. Ela promovia recitais dos quais todos os alunos do Ensino Médio participavam.

Nunca havia encontrado outro professor (ou professora) que tivesse a mesma iniciativa e dispertasse a mesma paixão. Pelo menos até ontem. Participei da palestra "Alunos leitures, alunos autores: um diálogo entre educação escrita e literária e sentidos", feita por José Antônio Oliveira Resende, Roginei Paica da Silva e Sônia Morais Haddad
, que aconteceu na Casa de Leitura La Müller (para sader mais, clique aqui), e compartilhei da experiência de três professores/autores, que além de criar poesia, estimulam seus alunos por meio de oficinas literárias e lerem e a serem autores.

Gostei muito, achei estimulante e identifiquei no trabalho deles alguns aspectos do meu, com quadrinhos na gibiteca. A questão de despertar a criatividade, de formar leitores, de transformar a leitura em prazer, são algumas similaridades. A leitura pode abrir caminho não apenas para o aprendizado, mas para o amadurecimento humano. Foi uma experiência enriquecedora, que me fez chegar em casa e pegar um livro de poesias para ler.

Aliás, tudo parece estar me empurrando para a poesia. No dia 23 de agosto, quando eu estava na sala de embarque do aeroporto de Florianópolis, lendo um livro que havia comprado na Bienal uma senhora muito simpática me abordou e me ofereceu um livro de poesias, da filha dela. Achei tão interessante e fiquei muito contente com o presente inusitado, que li durante a viagem. Na quarta (08/09), o encontro com Affonso Romano, ontem (10/09) a palestra e hoje (11/09) uma conversa/palestra maravilhosa sobre Augusto dos Anjos, feita por Alexei Bueno, também na casa de Leitura.

* Não costumo fazer postagens em tom muito pessoal, mas acho que não há como falar de poesia sem um pouco de emoção.

Nenhum comentário: